Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

Chinesa CATL e Volkswagen fecham colaboração para baterias elétricas diante da concorrência

Mudança surge em contexto de intensificação da concorrência no mercado chinês de veículos elétricos

Volkswagen também se associou ao fabricante chinês de veículos elétricos XPeng para construir mais de 20.000 estações de carregamento em 420 cidades na ChinaVolkswagen também se associou ao fabricante chinês de veículos elétricos XPeng para construir mais de 20.000 estações de carregamento em 420 cidades na China - Divulgação/Volkswagen

A gigante chinesa de baterias Contemporary Amperex Technology (CATL) colaborará com a Volkswagen em baterias para veículos elétricos, novos materiais e outras peças automotivas, à medida que a montadora busca se adaptar ao mercado competitivo e em rápida evolução dos veículos elétricos.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 21, a CATL anunciou que assinou um memorando de entendimento com a Volkswagen para reforçar a sua parceria no desenvolvimento de baterias EV, novas aplicações de materiais e desenvolvimento de peças automotivas.

A Volkswagen afirmou que a parceria com a CATL ajudará a fornecer melhores soluções de baterias aos seus clientes, apoiar a sua cadeia de abastecimento e satisfazer melhor as necessidades crescentes do mercado de EV.

A mudança surge em contexto de intensificação da concorrência no mercado chinês de veículos elétricos, onde vários fabricantes de automóveis locais estão a lançar veículos elétricos mais baratos e mais avançados a um ritmo muito mais rápido do que as marcas estrangeiras.

A Volkswagen também se associou ao fabricante chinês de veículos elétricos XPeng para construir mais de 20.000 estações de carregamento em 420 cidades na China.

A CATL respondeu por mais de um terço do mercado global de baterias em 2024, mais que o dobro do volume da BYD, que ficou em segundo lugar, de acordo com a SNE Research, com sede em Seul

As ações da CATL listadas em Shenzhen subiram 0,7%. A Volkswagen chegou a subir 1,6%, perto das 13h16, em Frankfurt. 

Veja também

Newsletter