Logo Folha de Pernambuco

Citröen Basalt: SUV coupé estreia no Brasil como o mais acessível da categoria

Com quatro versões, o Basalt traz motor Turbo 200 de até 130 cv e tem foco no conforto e performance

SUV Coupé Citröen Basalt - Stellantis/Divulgação

Basalto é uma pedra vulcânica capaz de reter calor utilizada nos spas para proporcionar momentos relaxantes. Além disso, é muito usada pelos arquitetos em construções de mais requinte. Essas propriedades da pedra foram inspiração para o nome da nova aposta da Citröen, o SUV Coupé Basalt.

Isso porque o carro, produzido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ), promete proporcionar uma experiência confortável ao dirigir, além de estilo com design externo sofisticado e bastante espaço interno.

A convite da marca, o blog FMotors esteve presente no lançamento, que aconteceu na terça-feira (1º), em São Paulo.

Espaçoso, o Basalt tem comprimento de 4.343 mm, largura da carroceria de 1.821 mm e entre eixos de 2.645 mm.Espaçoso, o Basalt tem comprimento de 4.343 mm, largura da carroceria de 1.821 mm e entre eixos de 2.645 mm | Foto: Stellantis/Divulgação
 

O SUV Coupé Basalt chega em quatro versões: Feel, Feel Turbo 200, Shine Turbo 200 e a especial de lançamento First Edition

Sob o capô, duas opções de propulsão:
- o motor 1.0 Firefly da Stellantis associado a um câmbio manual de cinco marchas e possibilita um ótimo consumo de combustível de até 14,6 km/l com gasolina na estrada (ciclo Inmetro/PBEV), possibilitando uma autonomia superior a 680 km com um só tanque;

- e o motor Turbo 200 com potência de até 130 cv e 20,4 kgfm, aliado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução (manual, normal e sport).

As versões topo de linha do Basalt tem motor Turbo 200 com potência de até 130 cv e 20,4 kgfmAs versões topo de linha do Basalt tem motor Turbo 200 com potência de até 130 cv e 20,4 kgfm | Foto: Stellantis/Divulgação

Outro adjetivo atribuído ao Basalt é acessibilidade, já que a marca francesa foi bastante agressiva com os preços para o lançamento no Brasil. Com a versão de entrada a partir de R$ 89.990, a Citröen foca nos consumidores que gostam de um carro com mais estilo, como o coupé, mas que não querem investir um valor mais alto. 

“Este posicionamento extremamente competitivo mostra a importância que a Citroën dá à acessibilidade de seus produtos, democratizando uma mobilidade com estilo e conforto que até então só estava disponível em modelos superiores. Com o Basalt, concluímos com chave de ouro o projeto C-Cubed, uma iniciativa inovadora que permitiu aos nossos clientes ter ao alcance veículos que se sobressaem em diversos aspectos, com a força do desenvolvimento e expertise da Stellantis na região”, afirma Felipe Daemon, vice-presidente da Citroën para a América do Sul.

O Basalt tem a arquitetura da plataforma CMP, que possibilita uma carroceria de aços de elevados graus de resistência.

Consumo
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Basalt faz 11,9km/l com gasolina e 8,3 km/l na cidade, e 13,7 km/l com gasolina e 9,6 km/h com etanol na estrada.

Espaço e conforto
Com comprimento de 4.343 mm, largura da carroceria de 1.821 mm, altura de veículo de 1.585 mm e distância entre eixos de 2.645 mm, o SUV coupé tem amplo espaço interno, incluindo os passageiros do banco traseiro.

O porta-malas é um dos maiores da categoria, com 490 litros (padrão VDA). Ainda é possível ampliar o compartimento rebatendo o assento traseiro.

Design externo

O SUV Coupé Basalt tem design externo marcante. O SUV Coupé Basalt tem design externo marcante | Foto: Stellantis/Divulgação

O design marcante é um dos pontos fortes da Citröen. Na versão Shine do Basalt, o para-choque é proeminente com elementos pintados no tom preto brilhante. Os faróis são em LED com luzes de condução diurna (DRL), além do farol de neblina.

A grade do radiador conta com barras cromadas em preto brilhante. Mais para cima, o icônico Duplo Chevron da marca. 

As barras nas laterais do para-choque dianteiro e na coluna C ganham o chamado Color Touchs. No Basalt Feel, elas são pintadas no tom Andre Red (nome em homenagem a Andre Citroën, criador da marca), enquanto na versão Shine e First Edition elas adotam o tom levemente dourado Terre de Toscane.

As rodas são de 16 polegadas de liga-leve diamantadas em todas as versões.

Nas cores, a Cosmo Blue é o destaque. O tom de azul faz sua estreia na gama Citroën no Brasil e é exclusivo do Basalt.

Complementam o catálogo o vermelho Rouge Ruby, o Prata Artense, o Cinza Grafito, o preto Perla Nera e o Branco Banquise. Na versão Shine, também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera.

Já na versão First Edition, o carro vem no tom perolizado Branco Nacré.

Rodas são de 16 polegadas de liga-leve diamantadas.Rodas são de 16 polegadas de liga-leve diamantadas | Foto: Stellantis/Divulgação

Design interno e tecnologia
Além do espaço, com o carro projetado para acomodar confortavelmente cinco pessoas, o SUV Coupé Basalt conta com o conceito de “Tapete Voador”, onde o habitáculo ganha isolamento total ao ambiente exterior. 

O apoio de braço para o condutor vem de série em todas as versões, passando pela oferta dos encostos de cabeça laterais traseiros com abas.

Outro destaque é o painel, que adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, acompanhado pelas sinuosas saídas de ar-condicionado, que é digital.

Cabine do SUV Coupé Citröen Basalt. Cabine do SUV Coupé Citröen Basalt | Foto: Stellantis/Divulgação

No quesito tecnologia, o veículo vem com o painel digital colorido de sete polegadas, central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com espelhamento Android Auto e Apple Carplay, seis alto-falantes e uma entrada USB na frente e duas na segunda fileira.

Segurança
O carro conta com pacote de segurança com controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, quatro airbags, assistente de frenagem de emergência, câmera e sensor de ré, direção com assistência elétrica progressiva inteligente e controlador de velocidade com limitador integrado.

Customização
Como todo Citroën, o Basalt também dispõe de uma ampla gama de acessórios Mopar. São mais de 30 itens disponíveis, incluindo equipamentos como carregador por indução, iluminação ambiente, pedaleiras esportivas, e muito mais. 

Entre os destaques dos acessórios adicionais, estão o carregador por indução, rebatimento de retrovisor, iluminação dos pedais, bolsa organizadoa de porta-malas e câmera de segurança. 

Basalt tem um dos maiores porta-malas da categoria, com 490 litrosBasalt tem um dos maiores porta-malas da categoria, com 490 litros | Foto: Stellantis/Divulgação

First Edition
O Basalt First Edition, além da cor Branco Nacré Perolizada, única e exclusiva da versão, vem com para-choques dianteiros com apliques cromados, rodas de liga-leve de 16 polegadas escurecidas, pintura bitom com teto Perla Nera, logotipos alusivos à versão nas portas dianteiros e um exclusivo elemento na cor preta unindo as lanternas traseiras.

O interior tem pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa bitom na cor Gray Smart e teto totalmente escurecido. 

Vale a pena?
Quem procura um carro com boa performance e excelente espaço interno, além de um design externo que chama atenção, o Basalt pode ser a pedida. O custo-benefício nesse caso vale a pena.

Porém, falta um pacote se segurança mais completo e também alguns itens como ajuste elétricos nos bancos, pelo menos o do motorista, e também no freio de mão. Outro item que hoje vem se tornando o queridinho pela sua utilidade e falta no Basalt é o carregador por indução. O preço mais baixo pode ser a desculpa da montadora em não apostar nesses detalhes que cairiam muito bem no SUV.

Falando em segurança, em trechos que é preciso mais aderência dos pneus no solo, como em terrenos mais difíceis na estrada de terra, principalmente nas subidas mais íngremes, é possível sentir o carro escapar um pouco, chegando até a perder força, fazendo também os ocupantes sentirem mais o balanço, percebendo que a suspensão sofre um pouco nesses casos.

Confira todos os detalhes das quatro versões e valores:

Novo SUV Coupé Citroën Basalt Feel - R$ 89.990
- Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
- Painel digital colorido de 7” customizável
- Airbags laterais dianteiros
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Câmera de ré
- Três entradas USB
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista e volante com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico

Novo SUV Coupé Citroën Basalt Feel Turbo 200 - R$ 96.990
Todos os itens da versão Feel mais:
- Motor Turbo 200 de até 130 cv
- Câmbio automático CVT com três modos de condução

Novo SUV Coupé Citroën Basalt Shine Turbo 200 - R$ 104.990
Todos os itens da versão Feel Turbo 200 mais:
- Ar-condicionado digital
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga-leve de 16” diamantadas
- Faróis de neblina
- Limitador e controlador de velocidade
- Bancos e volante com revestimento premium
- Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
- Skidplate dianteiro e traseiro
Opcional:
- Pintura bitom com teto Perla Nera

Novo SUV Coupé Citroën Basalt First Edition - R$ 107.390
Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais:
- Logotipos First Edition
- Faixa preta entre as lanternas
- Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
- Rodas de liga-leve de 16” escurecidas
- Soleiras metalizadas
- Pedaleiras exclusivas
- Tapetes exclusivos
- Pintura bitom com teto Perla Nera

Veja também

MME: Leilão para sistemas isolados prevê investimento de R$ 452 milhões
ENERGIA

MME: Leilão para sistemas isolados prevê investimento de R$ 452 milhões

Quem é o marido da atriz Lucy Ramos, grávida do primeiro filho
CELEBRIDADES

Quem é o marido da atriz Lucy Ramos, grávida do primeiro filho

Newsletter