Citroën C3 Aircross: testamos o SUV espaçoso de 7 lugares que entrega bastante performance

Com motor turbo 200 de 130 cv e câmbio CVT de 7 velocidades, SUV é eficiente e com preço acessível

Citröen C3 Aircross tem versões de cinco e sete lugares - Citröen/Divulgação

Um dos SUVs mais acessíveis do segmento, o Citroën C3 Aircross se mostra um carro com excelente custo benefício, com performance de 0 a 100 100 km/h em 9,7 segundos.

Isso se deve ao motor 1.0 Turbo 200 de 130 cv associado ao peso de 1.216 kg, além do câmbio automático CVT de sete velocidades, que garantem ao veículo bastante fôlego e desempenho.

Espaço poderia ser o sobrenome do C3 Aircross. São 4,32 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,68 m de altura, além de um entre-eixos de 2,67 m, o que traz conforto para os passageiros, principalmente os da segunda fileira, permitindo que eles possam até cruzar as pernas.

Citröen C3 AirCross tem um entre-eixos de 2,67 m entre a primeira e a segunda fileira. Citröen C3 AirCross tem um entre-eixos de 2,67 m entre a primeira e a segunda fileira | Foto: Citröen/Divulgação

Ainda sobre espaço amplo, o carro conta com um porta-malas de com 493 litros de volume (padrão VDA) em todas as versões, se configurando um dos maiores da categoria.

O volume pode crescer ainda mais. Com os bancos da segunda fileira rebatidos, são mais de 1.000 litros de espaço útil dentro da cabine.

Na versão de sete lugares, além de rebater os da segunda fileira, os bancos da terceira podem ser também retirados (pesam cerca de 8kg cada), ampliando o volume da mala.

Porta-malas do Citröen C3 AirCross é um dos maiores da categoria. Porta-malas do Citröen C3 AirCross é um dos maiores da categoria | Foto: Citröen/Divulgação

Faltas
Apesar de se destacar pelo preço, espaço e performance, o Citroën C3 Aircross ainda é básico no quesito tecnologia e segurança.

Isso porque o freio de mão e os ajustes dos bancos e do ar-condicionado ainda são manuais. Os cintos também não têm regulagem de altura.

Faltaram as saídas de ar-condicionado para a segunda fileira para as versões de entrada, mas ao menos tem duas portas USB-A para recarga de smartphones.

Já o pacote de segurança é mínimo, com airbags laterais e os obrigatórios pela legislação brasileira, como controles de estabilidade e de tração, ganchos Isofix e freios ABS.

Citröen C3 AirCross oferece apenas o básico na segurança e alguns ajustes ainda são manuais. Citröen C3 AirCross oferece apenas o básico na segurança e alguns ajustes ainda são manuais | Foto: Citröen/Divulgação

Para compensar, algumas versões trazem os itens de série como assistente de partida em rampa, assistente de frenagem de emergência, câmera e sensor de ré, direção com assistência elétrica progressiva inteligente e controlador de velocidade com limitador integrado.

Apesar de chamar atenção pelo design externo e alguns detalhes do interno, o interior da cabine ainda é simples e com bastante plástico.

Vale a pena?
Para quem está procurando o primeiro SUV, o carro se mostra uma boa aquisição pelo valor, amplo espaço e pela performance, porém, como mostrado acima, o modelo ainda não tem o investimento em segurança e conforto que, talvez, pelo preço e pela categoria, o carro poderia oferecer.

Saiba mais sobre o Citroën C3 Aircross:

Design
A dianteira vem com um para-choque proeminente, de visual marcante e elementos pintados no tom preto brilhante que contrastam com as cinco cores disponíveis:  Preto Perla Nera, Cinza Artense, Cinza Grafito, Branco Banquise e o Vermelho Rubi.

Como em todo Citroën, esses tons podem ser combinados em diferentes opções de teto bitom, que pode ser Preto Perla Nera ou Branco Banquise.

As luzes de condução diurna (DRL) de LEDs de série se ligam às barras cromadas da grade do radiador. Com visual mais arrojado, as bitolas são maiores demandando um para-lamas alargados. O porte marcante avança pelas laterais, que destacam as amplas portas. As rodas são de até 17”.

Citröen C3 AirCross tem visual externo arrojado e marcante.Citröen C3 AirCross tem visual externo arrojado e marcante | Foto: Citröen/Divulgação

Na parte da traseira, é possível ver as lanternas proeminentes, com elementos que unem visualmente o para-lama com o porta-malas. O conjunto luminoso exclusivo pode ser integrado por um elemento na cor preto brilhante, consolidando o porte marcante.

Na parte interna, os bancos contam com forração premium.

O ar-condicionado possui compressor e trocador de calor reforçados e projetados para garantir o melhor clima na cabine independente do calor (ou frio) que estiver do lado de fora.

O C3 Aircross é o único B-SUV nacional com a opção de sete passageiros. Para acessar os dois assentos extras na terceira fileira, recomendados para crianças e pessoas com estatura menor, basta curvar o banco da lateral direita da segunda fileira. A entrada é favorecida pelas amplas portas traseiras com mais de 62 cm de vão livre.

Motor 
O motor Turbo 200 equipa todas as versões do Novo Aircross. São até 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e 200 Nm presentes em uma ampla faixa de rotação, graças a recursos como o exclusivo controle MultiAir III. Com ele, a gestão eletrônica do motor faz um monitoramento contínuo do acionamento das válvulas, incluindo o duplo acionamento das válvulas de admissão em um mesmo ciclo do motor.

Motor 1.0 Turbo 200 de 130 cv do Citröen C3 AirCross.Motor 1.0 Turbo 200 de 130 cv do Citröen C3 AirCross | Foto: Citröen/Divulgação

O câmbio é automático CVT de sete marchas e três modos de condução. No dia a dia, seu gerenciamento otimiza a eficiência energética, privilegiando rotações mais baixas. O modo Sport é acionado ao toque de um botão, alterando o mapa de trocas para entregar ainda mais performance. Já no modo sequencial, o condutor pode fazer trocas de marcha por meio da alavanca de câmbio.

O efeito “tapete voador” está presente na suspensão do veículo, que é calibrada para conter as mais diferentes imperfeições e buracos presentes na região sem que a carroceria se incline excessivamente em curvas, acelerações e frenagens.

O SUV da Citröen passa sem dificuldades em diferentes pisos e obstáculos. Isso se dá devido aos amplos ângulos de entrada (23,8º), saída (32º) e excelente vão livre entre-eixos (233 mm).

Tecnologia
Dentro da cabine, o carro tem painel digital TFT de 7 polegadas, que é totalmente customizável. Ele oferece seis telas e duas opções de cores para que o motorista escolha somente o que ele quer ver, ao toque de um botão no volante.

Nele, o condutor pode acompanhar diferentes parâmetros do veículo e dispõe do exclusivo Ecodriving. Esse sistema analisa a forma em que o veículo está sendo conduzido para indicar se o Aircross está entregando o máximo de eficiência.

A informação é apresentada de duas maneiras, sendo uma na tela principal do painel digital, ao redor do velocímetro, e outra por meio de uma discreta folha no canto do quadro de instrumentos, que muda de cor conforme o veículo chega à melhor economia de combustível.

Citröen C3 AirCross.Cabine do Citröen C3 AirCross | Foto: Citröen/Divulgação

O veículo conta também com o Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio. No total são cinco conexões USB, na primeira, segunda e terceira fileira de bancos. Simples de operar, ele pode ser comandado tanto pela tela sensível ao toque de 10 polegadas quanto pelos botões no volante.

O veículo é o único B-SUV com opção de sete lugares e é produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ). Mais de 75% dos componentes são fabricados na região, reforçando o compromisso da Stellantis em fortalecer o parque industrial do Brasil e América do Sul.

Confira todas as versões, preços e itens de série:
Novo SUV Citroën Aircross Feel Turbo 200 AT – 5 Lugares - R$ 114.990

- Motor Turbo 200 de até 130 cv
- Câmbio automático CVT de sete marchas, com trocas sequenciais e três modos de condução
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” com pneus 205/65
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
- Barras longitudinais no teto

 Opcionais:
- Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
- Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)

 Novo SUV Citroën Aircross Feel Turbo 200 AT – 7 lugares R$ 118.390
Todos os itens da versão Feel mais:
- Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
- Sistema de ventilação no teto
- Exclusivo logotipo 7 no porta-malas

 Opcionais:
- Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
- Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)

 Novo SUV Citroën Aircross Feel Pack Turbo 200 AT – 5 Lugares - R$ 121.990
Todos os itens da versão Feel mais:
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga-leve de 16” com pneus 205/65
- Airbags laterais
- Apoio de braço no banco do motorista
- Retrovisores elétricos

 Opcionais:
- Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
- Pack Comfort (Faróis de neblina + câmera de ré)
- Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)

Citröen C3 AirCross. Foto: Divulgação/CitröenCitröen C3 AirCross. Foto: Divulgação/Citröen

 Novo SUV Citroën Aircross Feel Pack Turbo 200 AT – 7 Lugares - R$ 129.390
Todos os itens da versão Feel mais:
- Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
- Sistema de ventilação no teto
- Exclusivo logotipo 7 no porta-malas
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga-leve de 16”
- Airbags laterais
- Apoio de braço no banco do motorista
- Retrovisores elétricos

 Opcionais:
- Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
- Pack Comfort (Faróis de neblina + câmera de ré)
- Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)

 Novo SUV Citroën Aircross Shine Turbo 200 AT – 5 lugares - R$ 129.990
Todos os itens da versão Feel Pack mais:
- Teto bitom Preto Perla Nera
- Rodas de liga-leve de 17” e pneus 215/60
- Faróis de neblina
- Câmera de ré
- Bancos e volante com forração premium
- Controlador de velocidade com limitador integrado
- Skid plate frontal e traseiro
- Grade do radiador na cor preto brilhante
- Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante

 Opcionais:
- Teto bitom Branco Banquise
- Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
- Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)

Novo SUV Citroën Aircross Shine Turbo 200 AT – 7 lugares - R$ 137.490
Todos os itens da versão Feel Pack mais:
- Teto bitom Preto Perla Nera
- Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
- Sistema de ventilação no teto
- 2 portas USB de recarga rápida para a terceira fileira
- Exclusivo logotipo 7 no porta-malas
- Rodas de liga-leve de 17” e pneus 215/60
- Faróis de neblina
- Câmera de ré
- Bancos e volante com forração premium
- Controlador de velocidade com limitador integrado
- Skid plate frontal e traseiro
- Grade do radiador na cor preto brilhante
- Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante

 Opcionais:
- Teto bitom Branco Banquise
- Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
- Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)

Veja também

Bogotá vai retomar racionamento diário de água devido a seca
Bogotá

Bogotá vai retomar racionamento diário de água devido a seca

Santa Cruz e Clube Português fazem duelo pernambucano na final do Brasileiro de Handebol
Handebol

Santa Cruz e Clube Português fazem duelo pernambucano na final do Brasileiro de Handebol

Newsletter