CNH para motoristas com mais de 50 anos pode ter desconto; Senado analisa proposta de pernambucano

Projeto de lei está sendo discutido pela Comissão de Assuntos Econômicos

PL propõe a redução de 50% no valor da taxa para condutores maiores de 50 anos e e 70% para maiores de 70 anos. - Lidiana Cuiabano/Detrab-MT

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal vai discutir, na terça (20), projeto de lei (PL) que pode determinar que motoristas com 50 anos ou mais tenham direito a desconto na renovação da carteira nacional de habilitação (CNH). 

O PL propõe a redução de 50% no valor da taxa para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos. Para aqueles com idade igual ou superior a 70 anos, a redução será de 70%.

Segundo o senador Fernando Dueire (MDB-PE), o autor da proposta, a iniciativa é uma forma de privilegiar a isonomia e a inclusão no trânsito, pois, em sua visão, é injusto que o mesmo valor a título de taxa administrativa seja cobrado de um condutor cuja CNH tenha vigência menor.

De acordo com a relatora, senadora Teresa Leitão (PT-PE), que é a favor do projeto, o desconto na renovação da CNH para pessoas acima de 50 anos é questão meritória. Segundo ela, os cidadãos com idade entre 50 e 70 anos precisam renovar sua habilitação duas vezes a cada dez anos, e o justo é que eles paguem a metade dos que podem renová-los uma única vez a cada década.

O mesmo raciocínio se aplicaria aos maiores de 70 anos, que necessitam renovar sua CNH três vezes a cada década.

Se aprovada na CAE, a matéria seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde vai tramitar em decisão final, ou seja, sem necessidade de votação no plenário da Casa.

Veja também

Técnico do Sport sai em defesa de Coutinho após pênalti perdido: "não vamos apontar o dedo"
Sport

Técnico do Sport sai em defesa de Coutinho após pênalti perdido: "não vamos apontar o dedo"

"Agatha Desde Sempre": série do Disney + mostra como a Marvel pode reviver seus dias de glória
CRÍTICA

"Agatha Desde Sempre": série do Disney + mostra como a Marvel pode reviver seus dias de glória

Newsletter