Logo Folha de Pernambuco

Como evitar a formação de mofo dentro do veículo

Interior do carro - Pxhere

Tempo úmido, chuvas frequentes e o consumo de alimentos e bebidas dentro dos veículos são alguns dos fatores que influenciam na formação de mofo. É importante ficar atento às dicas de limpeza e manutenção para evitar problemas e prolongar a vida do seu carro.

Os locais mais frequentes para a proliferação do mofo são os bancos, os cintos e o estofado. “Algumas partes do veículo podem ficar bastante sujas, é importante ficar atento porque se torna uma questão de saúde”, alerta o sócio da Ambient Eco Limpeza Automotiva, Thiago Tomaz. De acordo com ele, manter o carro fechado durante muito  tempo pode ser um problema, principalmente no período de chuvas, onde a umidade do ar é maior. “Isso tem acontecido bastante no período da pandemia, onde as pessoas estão utilizando os carros com uma menor frequência”, relata.

Thiago diz que a solução é buscar um profissional especializado em limpeza automotiva, que possua maquinário e produtos específicos para a limpeza do mofo. “Também é importante fazer a troca do duto do ar condicionado, que pode juntar ácaros e fungos, e fazer um tratamento com ozônio, que deixa toda a parte interna livre de bactérias causadoras de mofo”, comenta. O tratamento com ozônio pode ser feito de forma preventiva. 

Caso não seja possível levar o veículo para um local especializado, a saída pode ser fazer uma limpeza superficial e temporária com um pano úmido. Thiago indica a utilização de uma solução para a realização da limpeza, com 25ml de desinfetante para cada 500ml de água. “É importante ter cuidado para não jogar diretamente nas partes internas, isso pode danificar o carro. O correto é umedecer o pano com a solução, realizar a limpeza superficial e levar o veículo para um local especializado quando puder”, recomenda.

Veja também

Newsletter