Logo Folha de Pernambuco

Confira os cuidados necessários com seu veículo durante a quarentena

O veículo precisa de cuidado ao ficar muito tempo parado - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O Governo de Pernambuco deu início, na última quinta-feira (18), à quarentena em todo o Estado. A medida determinou que apenas serviços essenciais funcionem até o dia 28 de março, no mínimo. Com isso, os veículos tendem a ficar parados em casa, podendo ocasionar problemas em algumas peças do automóvel. Pensando nisso, o Blog Veículos separou algumas orientações para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável neste período.

Antes das dicas, é preciso que o motorista entenda que o veículo parado pode, sim, sofrer degradação. Não é pelo fato de não estar sendo utilizado que ele não precise de manutenção.

Calibre os pneus

Antes de deixar o veículo parado, é importante que deixe os pneus calibrados na sua pressão máxima informada no manual do proprietário. “Com o automóvel parado, os pneus vão perdendo naturalmente pressão. Então essa calibragem garante que não chegue a uma pressão muito baixa, evitando o desgaste do peso que ele vai suportar. Outro motivo é que o motorista pode precisar sair para uma emergência e com o pneu calibrado ele não terá que parar”, explica Anderson César Lira, docente do Senai/PE.

No caso das motos, existe uma outra dica para minimizar o desgaste dos pneus: deixa-la parada no cavalete central. 

Ligue o automóvel durante 10 a 15 minutos

A segunda dica é deixar o veículo ligado, sem acelerar, durante 10 a 15 minutos, pelo menos uma vez na semana. Essa ação irá repor a carga que a bateria perde por estar parada e ajuda na movimentação das peças móveis do motor e dos fluidos. 

Mas, ligar o veículo, preste atenção para não fazer em lugar fechado. “Nesse tempo ligado, o automóvel estará liberando gases nocivos e, se estiver em lugar fechado, trará danos à saúde de quem tá por perto”, ressalta Anderson Lira.

Desligue o negativo da bateria

O veículo parado, mesmo desligado, tem um pequeno consumo de corrente. E para evitar que o motorista seja surpreendido sem conseguir ligar o automóvel, a dica é desligar o negativo da bateria. Mas, para isso, o proprietário deve estar atento pois isso pode desconfigurar o som e algumas centrais.

Faça a revisão antes de voltar a andar com o veículo

Algumas partes do motor podem precisar de ajustes após o período parado, então a orientação é que se faça uma revisão após a quarentena para garantir o pleno funcionamento do veículo. “O óleo de freio e de transmissão, por exemplo, se desgasta mesmo parado. Então o ideal é fazer a revisão quando for retornar o uso do veículo, pois já se faz a manutenção preventiva desses itens”, disse Anderson Lira.

Mantenha a higienização interna

Para evitar a formação de fungos e mau odor, busque higienizar a parte interna do veículo antes de parar. Uma outra dica é, ao sair com o carro após o período parado mantenha os vidros abertos e o ar condicionado ligado por um a dois minutos. Isso ajudará a renovar o ar interno. 

 

Veja também

Newsletter