Conheça as 10 principais inovações do Lamborghini Aventador nos últimos 10 anos

Lamborghini Aventador SVJ - Divulgação/Lamborghini

Em março de 2011, em Genebra, durante o lançamento do Aventador LP 700-4, Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini, declarou: "O futuro de nossos supercarros tornou-se realidade com o LP 700-4 do Aventador". 

Hoje, dez anos depois, a Automobili Lamborghini comemora a história de seu carro V12, um ícone global, contando as dez inovações entregues pelo Lamborghini Aventador na última década.
 

Veja abaixo as 10 principais mudanças da Lamborghini Aventador em 10 anos:

1. Fibra de carbono

O Aventador LP 700-4, com seu monocoque de fibra de carbono nunca antes visto em supercarros Lamborghini. Construído com várias tecnologias patenteadas da Lamborghini, é um monocoque "concha única", combinando o cockpit do carro, piso e teto em uma única estrutura, garantindo assim uma rigidez estrutural extremamente alta. 

2. Tração nas quatro rodas

O poder absoluto do Lamborghini Aventador fez com que fosse necessário ter uma transmissão confiável desde o início, dando ao motorista a melhor experiência de condução possível.

3. Suspensão

Desde a primeira versão, o Lamborghini Aventador foi equipado com o inovador sistema de suspensão Push Rod. O sistema, inspirado na Fórmula 1, possui hastes presas à parte inferior da carcaça do hub de cada roda, que "transmitem (empurre) a força" para os conjuntos de mola absorvente de choque instalados horizontalmente na parte superior do quadro, tanto na frente quanto na traseira. O sistema de suspensão Lamborghini Push Rod posteriormente incorporou amortecedores magnetorheológicos (MRS) no Aventador Superveloce, que respondem imediatamente às condições da estrada e ao estilo de condução:

4. Caixa de câmbio robotizada Independent Shifting Rod (ISR)

O Aventador tem uma caixa de câmbio robotizada equipada, extraordinária em 2011 para um carro superesportivo rodoviário. O sistema (marcha reversa de sete velocidades) proporciona mudanças de marcha extremamente rápidas. Este sistema tornou possível para a Lamborghini alcançar um tempo de câmbio de apenas 50 milissegundos, a velocidade com que o olho humano se move.

5. Modos de seleção de unidade e modo EGO

A personalização do estilo de condução também evoluiu ao lado do Aventador. Os modos de condução Aventador LP 700-4 ofereciam cinco estilos de caixa de câmbio: três manuais (Strada, Sport e Corsa) e dois automáticos (Strada-auto e Sport-auto). No Aventador Superveloce, no entanto, esses modos tiveram maior capacidade de modificar a configuração de condução, dando a opção através dos três modos do sistema Drive Select (Strada, Sport e Corsa), para ajustar o motor, transmissão, diferenciais, amortecedores e direção. 

6. Lamborghini Dinamica Veicolo Attiva (LDVA)

No Aventador, o controle longitudinal vem da unidade de controle Lamborghini Dinamica Veicolo Attiva (LDVA - Lamborghini Active Vehicle Dynamics), uma estratégia ESC melhorada introduzida pela primeira vez no Aventador S, com controle mais rápido e preciso de tração e manuseio do veículo de acordo com o modo de condução selecionado. 

7. Aerodinamica Lamborghini Attiva 2.0 (ALA 2.0) e LDVA 2.0

Para melhorar a retenção e o desempenho do Aventador, o sistema Aerodinamica Lamborghini Attiva 2.0 foi introduzido na versão SVJ, bem como um sistema LDVA de segunda geração melhorado.

O sistema ALA, patenteado pela Lamborghini, que apareceu pela primeira vez no Huracán Performante, foi atualizado para ALA 2.0 no Aventador SVJ. Foi recalibrado para levar em conta a maior aceleração lateral do carro, e ao mesmo tempo novos projetos de entrada de ar e canal aerodinâmico foram introduzidos.

8. Direção de todos os volantes

Com a introdução do Aventador S, o controle lateral agora se beneficia do sistema de direção de todos os volantes, adotado pela primeira vez em um carro da série Lamborghini. Este sistema proporciona maior agilidade em velocidades baixas e médias e mais estabilidade em altas velocidades. É combinado com Lamborghini Dynamic Steering (LDS) no eixo dianteiro, garantindo uma resposta mais natural e maior reatividade em curvas mais apertadas, e é especificamente adaptado para ser integrado com o sistema Lamborghini Rear-wheel Steering (LRS). 

9. Sistema stop-start

Desde 2011, a Lamborghini tem se empenhado em reduzir o consumo e a poluição e, sobretudo, aumentar a eficiência. A partir da versão LP 700-4, o Lamborghini Aventador veio com um sistema inovador e rápido stop-start com supercap para armazenar energia elétrica, permitindo uma redução significativa no consumo de combustível. 

10. Sistema de desativação de cilindros (CDS)

A segunda tecnologia que aumenta a eficiência é o Sistema de Desativação de Cilindros (CDS). Ao operar com carga reduzida e a velocidades de condução abaixo de 135 km/h, o CDS desativa um dos bancos de dois cilindros, de modo que o motor continue funcionando como um motor de seis cilindros. O sistema proporciona uma melhora significativa na eficiência: em comparação com o mesmo carro sem essas tecnologias, o consumo combinado de combustível do Aventador é reduzido em 7%. Em velocidades de rodovias de cerca de 130 km/h, a redução no consumo de combustível e emissões poluentes é de cerca de 20%.

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