Conheça as armas do novo Creta para ameaçar os líderes Renegade e T-Cross entre os SUVs compactos
O novo Creta será lançado oficialmente no próximo dia 25 após ter gerado muita expectativa devido a flagras sem camuflagem e teasers liberados pela própria montadora. Muito se fala do visual um tanto exótico do SUV compacto, entretanto, a chegada da nova geração trará mudanças ainda mais profundas que o design. É nessa pequena revolução tecnológica e de aspectos mecânicos que a Hyundai aposta todas as fichas para poder, enfim, ameaçar a liderança do segmento que flerta com o Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross.
Pelo que já sabemos do novo Creta, a versão topo de linha do SUV trará recursos que seus rivais compactos não concentram em um único modelo. A conectividade sem fio será o ponto de partida para uma série de serviços que o condutor poderá operar pelo smartphone no Hyundai Blue Link, como ligar o motor a distância, abrir os vidros ou localizar o veículo.
Na cabine, a nova central multimídia blueNAV de 10.25 polegadas também não pedirá cabos para conexão, pois a internet nativa estará a bordo para o espelhamento sem fio do Android Auto e Apple Carplay.
RECURSOS INÉDITOS
O painel de instrumentos digital terá 7 polegadas e promete recursos inéditos no segmento. O volante multifuncional é novo também e tem borboletas para troca de marchas. Ainda na área do conforto, o novo Creta nas versões mais caras terá freio de mão eletrônico, ar-condicionado digital automático e câmera de monitoramento de ponto cego. Outra novidade é o seletor de modo de direção com as opções Normal, Eco, Smart e Sport, além do teto solar panorâmico.
O novo Creta introduzirá no Brasil o Hyundai SmartSense, um pacote de segurança que reúne soluções inteligentes como sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa e controle de velocidade adaptativo, entre outros, que auxiliam em situações difíceis no trânsito.
AGORA TURBINADO
Para entrar na turma dos SUVs compactos turbinados, como T-Cross, Nivus, Tracker e Captur, o novo Creta passar a usar o conjunto mecânico do HB20. O motor 1.0 turbo com injeção direta entrega saudáveis 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, sempre acoplado à transmissão automática de seis velocidades. A Hyundai deve manter, porém, versões com opções de motorização 1.6 aspirado, mas também apenas com câmbio automático.
Vamos ver se todos esses atributos serão suficientes para fazer com que o visual exótico da nova geração do Creta deixe de ser tão relevante. Vimos algo semelhante no lançamento da segunda geração do HB20 no Brasil. O pequeno foi “surrado” nas redes sociais, mas com o passar do tempo voltou a vender tão bem quanto antes.