Conheça o Commander, novo Jeep de sete lugares é uma grande surpresa

Jeep Commander - Divulgação/Jeep

Chegou o dia de conhecer o Commander, novo Jeep de sete lugares produzido no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco. O modelo é o primeiro SUV da marca desenvolvido no Brasil, mas com um conceito global e será exportado para 14 países da América Latina onde a empresa tem participação. O preço parte de R$ 199.990 (veja tabela abaixo).

Diesel ou flex? Depende da sua disposição financeira. Só seu objetivo ou preferência de combustível mas confesso que o flex é uma grande surpresa. Adjetivando mesmo. O que não deixaria você com as mãos no modelo 1.3 de 185 cv seria a tração 4X4, exclusiva do carro a óleo. O SUV vale o investimento porque é muito completo. O diretor-geral do Brand Jeep para a América Latina, Alexandre Aquino disse muito confiante que o modelo eleva o patarmar dos veículos da montadora. “O cliente Jeep começa com o Renegade, se desenvolve passando pelo Compass e agora sobe mais um degrau, chegando ao Commander. A tal da continuidade dentro da mesma empresa. Isso também se chama fidelização”.

O Commander tem apenas duas versões disponíveis, Limited e Overland, ambas contam com opções de motores turbo flex 4x2 e caixa de seis marchas e o turbo diesel 4x4 com câmbio de nove velocidades. O principal destaque fica mesmo por conta do espaço, já que o atrativo é mesmo a capacidade de sete lugares, disponibilizando mais conforto, versatilidade a até amplo porta-malas de 661 litros com o uso de cinco lugares.

O utilitário pode ser equipado com o motor turbo flex T270 que é capaz de entregar até 185 cavalos de potência e 270 Nm de torque, associado a uma transmissão automática de seis velocidades e tração 4x2. O suficiente para mandar bem nas retomadas e atender ao condutor mais urbano e estradeiro comportado, que não encara o 4X4. A plataforma small wide, da mesma família do Renegade, Toro e Compass é versátil e garante medidas no comprimento de 4.769 mm e distância entre-eixos de 2,794 mm. O Jeep tem 1,698 de altura e 225 mm de distância do solo.

A opção turbo diesel TD 380 2.0 e quatro cilindros que pode entregar 380 Nm de torque e 170 cv de potência associado a uma transmissão automática de nove velocidades bem que poderia ter um pneu mais ousado, mesmo na Overland, um tipo todo terreno mas a opção do fabricante foi outra. O carro é valente no 4X4 mais radical e provou isso na pista. Até escada subi com o Comannder.

O veículo conta com uma assinatura única mas possui as tradicionais sete fendas na dianteira, juntamente com os faróis unificados. O conjunto óptico traz faróis full LED. O LED também é encontrado nas lanternas do utilitário, que contam com design inédito e trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores. As luzes de neblina e DRL também são em LED.

O interior é repleto de elementos de sofisticação como os bancos em couro com detalhes em suede. Os assentos possuem costura aparente, com tom acobreado, bordado no encosto e nos assentos dos bancos. Os materiais que revestem os bancos também são encontrados no painel com costura em burnished cooper no acabamento em marrom e preto e em light diesel grey no acabamento em cinza.

De acordo com a marca, são seis opções de cores disponíveis: branco polar, cinza granite, prata billet, azul jazz, deep brown e preto carbon. Além de uma nova cor exclusiva para o modelo, o slash gold. Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (overland) e couro cinza (opcional).
 

Vale dizer ainda que o Commander traz nove easter eggs espalhados no interior e exterior do veículo. Além de alguns tradicionais encontrados também em outros modelos Jeep, o novo SUV da Jeep traz novos desenhos.

Para quem está se perguntando das medidas do novo SUV de sete lugares do mercado nacional, a Jeep destaca que o modelo tem três fileiras de assentos, sete lugares e porta-malas com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados.

Tecnologia embarcada

No quesito tecnologia, o Jeep Commander possui um cluster totalmente digital e personalizável com 10,25" e central multimídia de 10,1" full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio. Também está disponível carregamento de smartphone por indução e caso outros passageiros queiram carregar com o cabo, existem portas USB nas três fileiras de assentos. Na última fila, dois adultos de 1m80 vão relativamente bem acomodados.

O utilitário traz também acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na Limited e Overland, sendo que na última ainda há sensor de presença (Hands-Free). Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros.

Outros destaques em tecnologia, que oferecem mais conveniência ao cliente, são o banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico na Overland e o amplo teto solar panorâmico.

O Jeep Commander traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.

 

Versão Overland Flex do Commander

Versões e preços

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

Refeno abre inscrição para visita de crianças com TEA e Síndrome de Down aos barcos
Refeno

Refeno abre inscrição para visita de crianças com TEA e Síndrome de Down aos barcos

Newsletter