Logo Folha de Pernambuco

Correia dentada: saiba os cuidados necessários para evitar prejuízo

Saiba os cuidados necessários com a correia dentada - Acervo pessoal/ Anderson César Lira

Quem já teve problemas com a correia dentada do carro sabe o prejuízo que é. Peça fundamental para o funcionamento do automóvel, a correia dentada é responsável por fornecer o sincronismo entre os pistões e as válvulas do motor. Quando ela se rompe, uma série de peças são afetadas, o que encarece o conserto para que o carro volte a funcionar perfeitamente.

Para evitar dor de cabeça e um prejuízo desnecessário, é preciso que o motorista confira no manual do proprietário do veículo a recomendação para a troca da correia dentada. Lá estará proposto pela fabricante o plano de manutenção preventiva, que deve ser seguido pelo dono do carro.

Na hora da troca é preciso substituir uma outra peça do automóvel. “Toda vez que for trocar a correia dentada, o motorista deve substituir também o rolamento tensor. Não adianta deixar a correia nova com o rolamento velho. Uma das causas do rompimento da correia é justamente quando esse rolamento está antigo”, explicou o docente do Senai/PE, Anderson César Lira.

Anderson também aponta outras possíveis causas para o rompimento da correia dentada. “A quebra da correia pode acontecer devido ao proprietário deixar passar a quilometragem indicada para a substituição da peça ou também se o tempo da correia for superior ao indicado no manual. Por exemplo, se o carro rodou apenas mil quilômetros em dois anos, a troca pode ser necessária devido ao passar dos anos, que desgasta a peça”, disse o docente.

Também é importante ficar atento à contaminação da correia dentada por óleo ou graxa. Se houver derrame de óleo excessivo que deixe a peça úmida, ela poderá desfiar e romper. Ao comprar um seminovo de um terceiro, a orientação é trocar a correia dentada. “Para quem comprar um carro usado, a dica que eu dou é que a pessoa faça a substituição e inicie uma contagem a partir daquela data. Pode ser que o antigo proprietário tenha informado uma data de troca errada e você acabe se prejudicando”, destacou Anderson César Lira.  

Na maioria dos motores, quando a correia dentada quebra totalmente ou alguns dentes, os danos ao motor são bem graves, como empenar a válvula, viela, furar pistão e etc. Dependendo do número de válvulas do carro, maior pode ser o custo para manutenção. Por isso é necessário estar atento para fazer a troca regular da peça. Em outras palavras, é melhor prevenir do que remediar. 

Veja também

Newsletter