Crise de chicote elétrico afeta produção de veículos na Europa após invasão russa à Ucrânia
Fabricantes como Volkswagen, BMW e Porsche estão lutando para conseguir obter chicotes elétricos
Uma crise de peças vem afetando a produção de carros na Europa. Fabricantes como Volkswagen, BMW e Porsche estão lutando para conseguir obter chicotes elétricos. É que os fornecedores, situados no oeste da Ucrânia, foram fechados pela invasão russa do país, o que forçou paradas de produção em fábricas de automóveis na Alemanha.
A produção da peça, que é utilizada para organizar quilômetros de cabos de veículos, afetou fornecedores como Leoni, Fujijura e Nexans. Com isso, grandes marcas sofrem com um gargalo no fornecimento. O componente serve para agrupar perfeitamente até 5 km de cabos. O chicote elétrico é um item crucial na montagem do sistema elétrico de um veículo.
"O chicote elétrico é a união de vários fios, onde em um chicote tem os fios que interligam os componentes elétricos e eletrônicos existentes no veículo. A sua quantidade no veículo é proporcional a quantidade dos componentes elétricos e eletrônicos", explica o docente de Manutenção Automotiva do Senai-PE, Daniel Monteiro.
Os gargalos de entrega já atingiram algumas fábricas de montagem da Volkswagen, incluindo a fábrica em Wolfsburg e as fábricas de veículos elétricos na Alemanha. Por outro lado, a Porsche suspendeu a produção em sua fábrica de Leipzig.
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Já a também fabricante alemã BMW está sendo forçada a interromper a produção de carros BMW e Mini em suas fábricas alemãs, além de outras fábricas europeias.
A reportagem buscou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para saber se o Brasil importa essa peça da Ucrânia e se pode haver algum problema no fornecimento dessa peça, gerando crise na produção dos automóveis.
Porém a Anfavea apenas informou que “vai dar seu posicionamento sobre os acontecimentos da guerra e os impactos no setor apenas na terça-feira (8), em nossa coletiva de imprensa”.