Cuidados ao transportar passageiro em uma moto
A maioria das pessoas preferem andar de motocicleta sozinhas, porém isso pode mudar com a necessidade de oferecer carona para um parente ou amigo. Nessas situações, é exigido que o condutor redobre a atenção ao pilotar, pois o peso extra faz com que o centro de gravidade da moto se altere, necessitando adaptação. Por conta disso, a Folha conversou com o instrutor do Sest/Senast, Amaro Wamberto, para trazer dicas de segurança ao transportar alguém em uma moto.
Sempre utilizar os equipamentos de proteção – É primordial que tanto o motociclista como o passageiro utilizem, no mínimo, o capacete com viseira ou óculos de proteção e os trajes devidos (calça, camisa e sapato).
Passageiro mais próximo do condutor - Para facilitar a condução do veículo, o garupa deve ficar mais próximo do condutor, pois facilita a dirigibilidade. Quando se distancia, aumenta o peso para trás, correndo o risco de cair para trás ao subir uma ladeira ou dar partida na moto.
Evitar frenagem brusca - O ideal é soltar a embreagem e acelerar gradativamente em partidas, frenagens e até mesmo em curvas. A frenagem brusca joga o passageiro para frente, podendo fazer o piloto perder o equilibrio e cair com a moto.
Redobrar a atenção – O cuidado na hora de pilotar uma moto deve acontecer em todos os momentos, mas quando se está com alguém, é preciso redobrar a atenção. Estar atento ao tráfego, evitar andar acima da velocidade permitida na via e utilizar de uma direção defensiva são algumas das dicas para quem está levando passageiro.
Passageiro abraçado ao condutor – Diferentemente do que muitos pensam, o garupa deve andar abraçado ao piloto ou com os braços cruzados e recostado sobre o piloto, e não andar nos ferros de apoio do bagageiro. Além disso, é importante pedir para o passageiro não ficar tenso e atentar para não inclinar o corpo para o lado oposto da curva, pois isso pode levar o piloto a perder o controle.
Atenção especial ao levar crianças – Por segurança, apenas crianças que alcancem os pedais e consigam abraçar o piloto devem andar na garupa. Se essas condições não forem atendidas, o risco de ela cair aumenta substancialmente.