De acordo com Anfavea, 27% dos carros vendidos em 2023 são de locadoras

Percentual de planos de assinatura e alugueis comuns segue acima do nível antes da pandemia

Locadoras são as responsáveis por grande parcela das vendas de veículos em 2023 - Freepik

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as locadoras representam cerca de 27% dos carros vendidos neste ano, sendo o setor que mais alavancou as vendas das montadoras.

Os números seguem acima do percentual de 2019, que era de 20%, mas está abaixo de 2022, que chegou a 30% devido ao boom das compras represadas pela falta de automóveis decorrente da crise de abastecimento de componentes eletrônicos.

De acordo com o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, o resultado reflete, em parte, uma mudança de comportamento dos consumidores, que preferem não investir no carro próprio para aderir a planos de assinatura.

Os números apresentados pela entidade mostram que as locadoras devem terminar o ano com 570 mil carros comprados. Outro destaque do relatório, é que as frotas dessas empresas tiveram crescimento de 56% de 2019 para cá, passando de 1,5 milhão de unidades.

Os dados também indicam que as locadoras estão não só comprando mais como também vendendo menos seus automóveis usados. A idade média dos veículos alugados subiu, nesse mesmo período, de 15 para 20 meses.

Veja também

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas
ECONOMIA

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter