Dirigir com as palhetas dos limpadores de para-brisa danificadas é um risco para a segurança

Dicas para preservar os limpadores - Reprodução/Folha de Pernambuco

Um período chuvoso como o deste ano em Pernambuco exige alguns cuidados no carro para não comprometer a segurança de quem está dentro do veículo ou dos pedestres. Um deles é a manutenção das palhetas do limpador para-brisa. Por ser uma peça do automóvel que só é lembrada quando precisamos, muitas vezes, somos pegos em uma tempestade com os limpadores danificados, dificultando a visibilidade e pondo a condução do carro em risco.

Para cuidar bem de todos os componentes, a primeira recomendação é seguir o próprio tempo indicado pela marca das palhetas. Em sua maioria, as marcas indicam ao menos uma troca por ano, mas isso pode variar conforme as condições em que o carro fica durante o dia. De acordo com a exposição ao sol, por exemplo, esse tempo pode ser reduzido para seis meses, então é sempre bom realizar a manutenção preventiva para evitar sustos.

ADITIVOS AJUDAM

Também é importante checar o reservatório de água e priorizar o uso do aditivo específico para a limpeza de vidros. Não é recomendado o uso de detergentes ou querosene, pois também danifica a peça. É possível encontrar o produto para limpeza dos vidros a partir de R$ 10 em diversos estabelecimentos específicos, como postos de gasolina.

Para realizar a limpeza das borrachas das palhetas, basta apenas passar um pano úmido com água para retirar possíveis impurezas, sempre com cuidado para não danificar os braços do limpador durante o processo.

Existem outras formas para evitar o desgaste avançado de suas palhetas e borrachas. Confira, a seguir, algumas dicas para aumentar a vida útil do componente: 

Veja também

STF retoma julgamento que discute se Testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue
BRASIL

STF retoma julgamento que discute se Testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue

Conheça o superalimento com mais proteína que o ovo e que age no combate ao envelhecimento
SAÚDE

Conheça o superalimento com mais proteína que o ovo e que age no combate ao envelhecimento

Newsletter