Em 2024, BMW promete aumentar produção de carros no Brasil
Completando 10 anos, fábrica de Araquari (SC) vai produzir aproximadamente 11.000 unidades por ano
Em celebração aos 10 anos da fábrica no Brasil, a BMW vai aumentar a produção de carros em 10% em 2024. Instalada em Araquari (SC), a montadora vai produzir, aproximadamente, 11.000 carros da marca por ano.
A força de trabalho vai aumentar em 5%, com mais de 50 novos trabalhadores contratados. Hoje, os modelos X1, X3, X4 e Série 3 são fabricados na planta, que abastece o mercado nacional.
Leia Também
• Com expansão pelo Nordeste em alta, Grupo Newchase inaugura concessionária Terra Forte Pernambuco
• Nervoso no teste prático para a primeira CNH? No Recife, Detran agora oferece apoio psicopedagógico
• Tesla faz recall de 2 milhões de veículos nos EUA para corrigir software de direção
Segundo o presidente e CEO do BMW Group Brasil, Maru Escobedo, cerca de 60% das vendas da BMW no Brasil são de modelos nacionais, e a oferta de um maior volume de veículos vai ajudar na agilidade dos prazos de entrega.
“O aumento de produção e as novas contratações a partir de 2024 reforçam a relevância estratégica de nossa produção local dentro do BMW Group”, apontou Otávio Rodacoswiski, diretor geral da fábrica de Araquari.
Fábrica da BMW em Araquari, SC (Divulgação/BMW)
Carros elétricos não estão nos planos
Por enquanto, nada ainda foi mencionado pela marca quando o assunto é carros elétricos ou híbridos plug-in no mercado nacional. Todos os modelos são em versões a combustão ou, no máximo, com sistema híbrido-leve, a exemplo do X1 a combustão, produzido nacionalmente, enquanto o elétrico iX1 é importado da Alemanha.
Com processos de carroceria, soldagem, pintura, montagem, qualidade e logística, além de laboratórios, estações de tratamento de água e efluentes, prédios administrativos e auxiliares, a fábrica foi inaugurada em 2014. A unidade tem 1,5 milhão de m² e por lá já foram produzidas mais de 90 mil unidades de modelos entre BMW e Mini.
Em contrapartida, no ano de 2022, a empresa anunciou um aumento na sustentabilidade da fábrica catarinense, com a instalação de novos painéis solares para geração de energia limpa. Além disso, a montadora soma cerca de 1.082 placas solares, suficientes para gerar 600 MWh de energia por ano.