Embreagem: como prolongar sua vida útil e evitar gastos

A embreagem faz parte do sistema de transmissão e é fundamental para o funcionamento do automóvel - Pixabay

Não há dúvida de que embreagem é um dos componentes mais utilizados pelos motoristas. Fundamental para o funcionamento do automóvel, o mau uso do equipamento pode encurtar o seu tempo útil e danificar outras peças,como a caixa de câmbio. De acordo com o especialista em mecânica automotiva do Senai Pernambuco, Marcelo Farias, 60% dos problemas de transmissão acontecem devido ao uso incorreto da embreagem. Por isso, a Folha de Pernambuco separou algumas dicas para a boa utilização do equipamento.

Como toda peça automotiva, a embreagem também possui um tempo de vida útil. A média para que você comece a observar com mais atenção o equipamento é quando o veículo atingir 70 mil quilômetros rodados, mas isso varia de acordo com o carro. Quando o pedal está mais pesado ou quando o carro não desenvolve na troca da marcha são indicativos de problema no componente de transmissão. 

Algumas atitudes ao dirigir são importantes para alongar avida útil da embreagem.

Ligue o automóvel com a embreagem acionada

A primeira dica que o especialista em mecânica do Senai é sempre ligar o carro com a embreagem acionada. “Se eu ligar o automóvel sem pisar na embreagem, o disco estará acopladoao motor, mas não estará engrenado em nenhuma marcha. Já quando eu aciono aembreagem ao ligar, evita o peso do motor na partida. O que é melhor para o equipamento”, explica Marcelo Farias.

Troque de marcha quando a rotação estiver em 2 mil rpm

A segunda dica é deixar a rotação do motor cair para 2 mil rpm para realizar a troca da marcha. “Vamos supor que eu esteja na terceira e arotação esteja em 3 mil rpm. O ideal é deixar cair para próximo de 2 mil para que a troca para a quarta marcha seja mais suave no motor. Ao fazer isso eu melhoro o engate das marchas”, exemplifica o especialista do Senai.

Não apoie o pé na embreagem 

A terceira dica é não deixar o pé apoiado na embreagem ao dirigir e não o acionar quando estiver parado – o ideal é utilizar apenas o freio. O risco de fazer uma dessas coisas é que a embreagem não estará sendo acionada por completo e o disco de embreagem vai ficar tocando na caixa e no motor, gerando um desgaste irregular. Também não é recomendado fazer a chamada “meia embreagem”, porque pode desgastar o equipamento. Na situação de estar parado em um lugar íngreme, o indicado é utilizar o freio de mão.

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