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Fiat Hybrid: de olho na mobilidade limpa e acessível, Fastback e Pulse ganham versões híbridas leves

Com mesma motorização e suporte de duas baterias, modelos chegam com preço competitivo

Fiat Pulse Fastback agora tem motorização híbrida de 1.0 T200 Flex e duas baterias de 12 v nas versões Audace e a Impetus - Stellantis/Divulgação

Com o olhar para o futuro da mobilidade que tende a caminhar para a eletrificação, a Fiat lançou os dois primeiros carros híbridos-flex leves com produção nacional (fabricados no Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais), e a aposta para estrear a tecnologia foi o Pulse e Fastback. 

Ao mesmo tempo que são dois modelos com ótimo número de vendas, eles fazem parte de um segmento que está em alta no setor automotivo brasileiro: o do SUV.

O blog FMotors viajou até Campinas (SP), a convite da marca, para acompanhar o lançamento das versões híbridas leves, que são as primeiras da Fiat no mercado nacional e que contam com o apelo do preço mais competitivo. O objetivo é conqusitar um público que tem interesse e curiosidade pela eletrificação, mas ainda tem dúvidas ou não tem como investir num totalmente elétrico ou híbrido importado.

Ambos chegam com a mesma motorização já conhecida dos modelos à combustão, que é a 1.0 T200 Flex com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, mas agora conta com a tecnologia Hybrid leve. Ou seja, o motor pode funcionar apenas com álcool/gasolina ou no modo híbrido associados à duas baterias: uma de chumbo-ácido de 68Ah e outra de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. 

Fiat Fastback Híbrida na versão Impetus.Fiat Fastback Híbrida na versão Impetus. | Foto: Stellantis/Divulgação

O sistema gera potência de até 3kW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível, além de uma leve melhora na performance.

Esse motor vai equipar as versões Audace e Impetus, que, tanto no Pulse quanto no Fastback, vão substituir as à combustão gradativamente. O câmbio é CVT de sete velocidades.

No ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), e no Pulse o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol.

Acessibilidade e mobilidade limpa e sustentável
Segundo a montadora, com o desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis, a plataforma Fiat Hybrid tem objetivo de oferecer mobilidade limpa e acessível por meio de uma combinação entre etanol e eletrificação, uma alternativa competitiva de transição para uma mobilidade de baixo carbono alinhada ao potencial da matriz energética no Brasil.

Novo badge indicando a motorização Turbo 200 Flex Híbrido. Foto: Stellantis/DivulgaçãoNovo badge indicando a motorização Turbo 200 Flex Híbrido. | Foto: Stellantis/Divulgação

O sistema das baterias é composto pelos seguintes componentes:
-  Duas baterias de 12V, sendo uma de chumbo-ácido (localizada no cofre do motor) e outra de íon de lítio (localizada abaixo do banco do motorista).

-  Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada.

-  Motor elétrico multifuncional de 12V e 3kW conectado mecanicamente ao motor de combustão e alimentado por uma bateria auxiliar de íon de lítio, que substitui o alternador e o motor de partida.

O sistema funciona em quatro modos de operação:
1. e-Start&Stop: função Start-Stop durante paradas. Quando o veículo para completamente, o sistema desliga o motor a combustão, economizando combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia.

2. e-Assist: assistência do motor elétrico ao motor de combustão. Durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível do veículo.

3. Alternador Inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão com baixos estados de carga, e o alternador inteligente permite o carregamento das baterias. No modo neutro, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão carregadas, e o alternador inteligente permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo.

4. e-Regen: regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em energia elétrica, que é armazenada nas duas baterias – chumbo-ácido e íon de lítio. O sistema é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional.

O que vem no Fiat Fastaback e Fiat Pulse híbridos?
No design externo, o único item que muda é o badge na traseira indicando que as versões Audace e Impetus são híbridas com motor T200 e elas também ganham a cor exclusiva Azul Amalfi.

Ambos vem ainda nas cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Silverstone, Prata Bari e Cinza Strato. As versões Impetus do Fastaback oferece ainda o teto bicolor de série. Já no Pulse, a versão Audace oferece teto bicolor por meio de opcional, enquanto na versão Impetus a pintura é de série.

No interno, a versão Impetus dos dois modelos traz novo cluster digital de 7 polegadas. Já a central multimídia de 10,1 polegadas, com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio, vem de série em ambas versões de cada modelo.

De resto, eles permanecem iguais às versões à combustão.

Porta-malas de 600 litros do Fiat Fastback Híbrido na versão Impetus. Foto: Stellantis/DivulgaçãoPorta-malas de 600 litros do Fiat Fastback Híbrido na versão Impetus. Foto: Stellantis/Divulgação

O SUV Coupé Fastaback, maior e mais robusto, conta com altura do solo de 1,92 m e comprimento de 4,43 m e mantem o maior porta-malas da categoria, com 600 litros.
A partir da versão Audace o modelo segue equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), entregando frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, e a comutação dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.

Espaço interno do Fiat Fastback Híbrido na versão Impetus. Espaço interno do Fiat Fastback Híbrido na versão Impetus. | Foto: Stellantis/Divulgação

O modelo conta ainda com acabamento em soft touch wireless charger (carregador por indução) para smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico, assim como entrada USB. O freio de mão é elétrico, mas fica devendo no ajuste elétrico pelo menos no banco do motorista.

Porta-malas de 370 litros do Fiat Pulse Híbrido na versão Impetus. Porta-malas de 370 litros do Fiat Pulse Híbrido na versão Impetus. Foto: Stellantis/Divulgação

Já o Pulse é um pouco menor e mantém o design com dianteira alta combinado aos faróis Full LED e ao para-choque elevado que amplia o ângulo de entrada. O estilo musculoso do Pulse se mantém na lateral, com grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros. O para-choque traseiro também otimiza o ângulo de saída, dando ao SUV suporte para enfrentar terrenos mais difíceis. 

O interior mantém o painel em tons prata e cinza com diferentes elementos. Completam o habitáculo o carregador por indução e painel 100% digital. O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade.

Espaço interno do Fiat Pulse Híbrido na versão Impetus.Espaço interno do Fiat Pulse Híbrido na versão Impetus. | Foto: Stellantis/Divulgação

No quesito segurança, o Pulse segue equipado com pacote ADAS a partir da versão Impetus, em pacote que inclui frenagem automática de emergência, assistente de Permanência em Faixa, e a comutação dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.

Porém, faz falta saída de ar para o banco de trás e alguns itens, assim como um console mais alto para suportar um freio de mão elétrico e ajuste também elétrico para, ao menos, o banco do motorista. 

A justificativa na falta pode ser o valor mais baixo dos veículos, mas talvez não pesasse tanto o custo na fabricação para dar um carro um pouco mais de sofisticação nas novas versão híbrida.

Fiat Pulse Híbrido na versão Impetus. Foto: Stellantis/DivulgaçãoFiat Pulse Híbrido na versão Impetus. | Foto: Stellantis/Divulgação

Confira versões e preços:

 

Pulse Audace T200 Hybrid AT - R$ 125.990
• Motor T200 Hybrid (130cv)
• Cor exclusiva Azul Amalfi
• Multimídia 10,1”
• Banco Bipartido
• Câmera de Ré e Sensor de Estacionamento
• Keyless
• Carregador por Indução
• Partida Remota
• Rodas em Liga 16”
• Volante em Couro

Pulse Impetus T200 Hybrid AT - R$ 140.990
Itens da versão anterior somados a:
• Cluster 7”
• Multimídia 10,1”
• Sensor de Estacionamento Dianteiro
• Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
• Frenagem Autônoma de Emergência (AEB)
• Farol de Neblina
• Luz no Retrovisor
• Retrovisor com tilt down e rebatimento
• Detecção de Chuva
• Retrovisor Fotocrômico
• Farol Alto Automático
• Roda de Liga 17”
• Bancos em Couro
• Teto Bicolor

Fastback Audace T200 Hybrid AT - R$ 151.990
• Motor T200 Hybrid (130cv)
• Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
• Keyless
• Carregador por Indução
• Multimídia 10,1”
• Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
• AEB
• Detecção de Chuva
• Retrovisor Fotocrômico
• Farol Alto Automático
• Partida Remota

Fastback Impetus T200 Hybrid AT - R$ 161.990
Itens da versão anterior somados a:
• Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
• Cluster 7”
• Sensor de Estacionamento Dianteiro
• Farol de Neblina
• Luz no Retrovisor
• Retrovisor com tilt down e rebatimento
• Roda de Liga 18”
• Teto Bicolor
• Bancos em Couro

 

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