Fiat lança picape Toro 2022 atualiza o estilo, reforça tecnologia e motor turbo se destaca
O primeiro Sport Utility Pick-up (SUP) do Brasil foi lançado em 2016 e passa por sua mais importante evolução desde então. Com quase 300 mil vendas até o momento, o segundo lugar na categoria é construído sobre monobloco e atualizou seu design externo que agora conta com o novo logo e a Fiat flag no capô, rodas, grade e bullbar integrado ao para-choque.
A cabine também foi renovada, com novo console central e painel de instrumentos. Com a alteração, a capacidade de armazenamento dos porta-objetos quase dobrou e agora chega a 26 litros. A suspensão também foi alterada e agora é independente.
Mas, o que interessa mesmo, pelo menos para a maioria, é o que está embaixo do capô. A nova Fiat Toro estreia um motor turbo flex mais moderno, capaz de desenvolver até 185 cavalos de potência e 270 Nm de torque.
A picape conta ainda com versões que dispõem de motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de seis ou nove marchas. A tração, para dentro ou fora da estrada, pode ser 4x2 e 4x4. A motorização 2.0 de 170 cavalos continua disponível para a Fiat Toro 2022.
No quesito conectividade, a nova Toro ganhou carregador de smartphone sem fio, nova central multimídia de até 10,1" posicionada na vertical e uma plataforma de serviços conectados inédita no mercado nacional. Em parceria com a Tim, o veículo já sai de fábrica com um chip, dessa forma já é possível utilizar o wi-fi dentro do carro com até oito aparelhos pareados com conectividade 4g.
O proprietário terá acesso, através do smartphone, a facilidades como serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo. Com compatibilidade com a Alexa, o proprietário pode, por exemplo, saber onde o carro está e até mesmo dar a partida no veículo de forma remota.
Equipado com o Fiat Connect, que estreia com o modelo, a Fiat Toro conta com diversos serviços conectados com mais de 30 funcionalidades. As facilidades podem ser acessadas através do smartphone, smartwatch, assistentes virtuais, assistentes pessoais e até pelos computadores.
Através dos aparelhos é possível acionar funções como luzes e buzina, além de acionar o carro de forma remota. Também é possível conferir informações do veículo como autonomia e situação dos pneus. Vale destacar que a central tem conectividade Android Auto e Apple CarPlay.
Também estão disponíveis sistema de navegação com mapa inteligente, busca por pontos de interesse, busca de estacionamento e posto de combustível e atualização remota de mapa. Com a assistência virtual o condutor pode realizar operações remotas e localizar o veículo.
A nova Toro ganhou ainda itens de tecnologia como Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista na condução e segurança para condutor e passageiros.
A segurança aliada a tecnologia também está presente através da Smart Safety. Através dela é possível traçar um perímetro de segurança para o veículo. Caso a Toro saia do espaço demarcado pelo proprietário, um alerta é enviado para o smartphone ou smartwatch pareado.
Estão disponíveis ainda faróis de LED, sistema de iluminação frontal também de LED e cluster full digital de 7". O painel de instrumentos 100% digital com tela TFT é equipamento de série.
A Fiat criou o Cart, uma plataforma de mobilidade conectada que permite que marcas ofereçam produtos, serviços e experiências através da central multimídia do carro, com uma opção para pagamentos segura a integrada que estará disponível para todos os clientes Fiat a partir do segundo semestre. Através da facilidade é possível abastecer e utilizar o drive thru com pagamentos a bordo.
A Fiat Toro permanece com as mesmas versões disponíveis anteriormente, com destaque para a Ranch, voltada para o público agro. Além dela, também estão disponíveis a Ultra, Volcano, Freedom e Endurance.
A Edurance conta com cluster de 7 polegadas full digital, e-locker TC+ (flex) e USB frontal como novidade. Além disso, a opção já contava com seis airbags, central de 7", retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, entre outros.
Para a configuração Freedom as novidades são faróis full LED, central multimídia de 8,4", cluster de 7" full digital, roda de liga R17, e-locker TC+ (flex) e USB frontal (tipo A/C), também já estava disponível e permancem os seis airbags.
Na Volcano, foram incluídos o Fiat Connect, uma nova central multimídia de 8,4", faróis full LED, cluster de 7" full digital, sensor de estacionamento frontal, wireless charger, e-locker TC+ (flex), pneus ATR (diesel) e USB frontal (tipo A/C), além das sete bolsas de segurança já disponíveis.
Para a Ranche, a Fiat disponibilizou, a mais, o Fiat Connect, central de 10,1 polegadas vertical, sistemas de assistencia ao motorista como frenagem autonoma de emergência, comutação do farol alto e assistente de saída de faixa. A versão conta ainda com cluster de 7" full digital, faróis full LED, sensor de estacionamento frontal, wireless charger, pneus ATR e USB frontal (tipo A/C).
A linha 2022 da Nova Fiat Toro é composta por nove versões e estará na rede de concessionárias da marca, a partir de 15 de maio.
Preços e versões
Endurance Turbo Diesel AT9 - R$ 152.990
Endurance Turbo 270 Flex AT6 - R$ 119.590
Endurance E-torq flex AT6 - R$ 114.590
Freedom Turbo Deisel AT9 - R$ 164.390
Freedom Turbo 270 flex AT6 - R$ 131.890
Volcano Diesel AT9 - R$ 177.690
Volcano 270 flex AT6 - R$ 144.990
Ranch Turbo Diesel AT9 - R$ 185.490
Ultra Turbo Disel AT9 - R$ 187.490