Fiat Strada: testamos o carro mais vendido de 2023; confira os detalhes
Versão Ultra da picabe turbo flex tem motor T200 1.0. com 125 cavalos; Valor parte de R$ 132.990
A Fiat Strada foi o carro mais vendido de 2023. Dos 2,17 milhões de veículos leves vendidos no Brasil no ano passado, que teve um crescimento de 11,3% comparado com o ano anterior de acordo com os números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a picape compacta turbo flex teve 120.599 mil unidades emplacadas. Testamos a versão Ultra, topo de linha do modelo, que custa R$ 132.990. Confira os detalhes!
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Motor
A versão Ultra, assim coma a Ranch, são as primeiras na categoria B-picape turbo flex do mundo. O veículo mostrou boa dirigibilidade, com um comportamento bem progressivo nas acelerações e retomadas devido ao motor T200 1.0. com 125 cavalos com gasolina e 130 com etanol, sendo sempre o torque de 21,4 kgfm desde as 1.750 rpm, com entrega bem feita mesmo em baixas rotações.
O vigor do propulsor deu ao veículo uma capacidade muito maior de atender o público que busca um carro não só para viagens e para o campo, mas também para uso urbano.
Com três cilindros, injeção direta e sistema de válvulas MultiAir, a Nova Strada tem câmbio automático CVT, garante esportividade com as sete marchas simuladas.
A direção elétrica foi recalibrada para dar maior sensação de segurança ao volante, uma evolução bem-vinda num carro 22% mais potente. Além disso, os freios e as suspensões também receberam ajustes, adequando-se à nova motorização.
Com essas mudanças, a direção do carro fica suave e confortável, garantindo uma boa experiência de condução.
Porém, a vibração do motor é bem perceptível no volante, além da picape não se mostrar eficiente ao filtrar o ruído do motor. Durante acelerações mais vigorosas, o ronco do motor pode, às vezes, passar de prazeroso para incômodo.
Vale lembrar que a Strada é montada sobre a plataforma MPP, diferentemente de Pulse e Fastback, que compartilham as bases MLA.
Desempenho
A Strada pesa pouco mais de 1.200 kg. Esse fato somado a uma rigidez torcional de carroceria forte deixa o carro é bem robusto, porém consegue ser relativamente confortável nos bancos da frente, além de ser ágil.
A aceleração acontece de forma linear devido ao CVT. As marchas simuladas, no entanto, ficam um pouco mais curtas, comprometendo um pouco a força do motor. Ao acionar o modo "Sport", é nítida a mudança que deixa a direção mais leve e a resposta mais direta.
A estabilidade e vigor na estrada impressionam. O motor consegue manter-se em um nível seguro para uma retomada bem feita.
Em trechos de subidas íngremes, a Fiat Strada Ultra 2024 mostrou disposição e desenvoltura. É uma caminhonete leve de dirigir, boa calibragem na direção e suspensão, garantindo boa estabilidade e dirigibilidade.
Consumo
O consumo é de 12,1 km/l com gasolina e 8,3 km/l etanol na cidade, e 13,2 km/l com gasolina e 9,4 km/l com etanol na estrada. Vale destacar, também, a capacidade de aceleração da nova Strada turbo, que vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos com gasolina e 9,5 segundos com etanol, fazendo com que, ao se acionar o modo turbo, o motorista perceba de fato a potência do motor que tem ótimo poder de retomada, principalmente no modo Sport, que deixa os giros mais altos para ainda mais agilidade. Isso garante um bom desempenho para a picape, em ambos os terrenos.
Design
A Strada Ultra ganhou uma roupagem mais agressiva com destaque para o novo para-choque dianteiro, com faróis de neblina em LEDs e uma grade em colmeia. O conjunto óptico foi afilado e o skidplate (peça que fica abaixo do para-choques) também é novidade.
Outro destaque é o jogo de cores e acabamentos, além do design “verticalizado”, que acabou por “alargar” a frente do veículo, dando um aspecto mais robusto.
As rodas são de liga leve de 16 polegadas e diamantadas com acabamento mais escurecido, passando esportividade.
Dentro da cabine, o acabamento é exclusivo com bancos na cor preta e novos painéis de porta em couro marrom, além de ar-condicionado digital, que foi, aliás, um avanço, com o comando esquerdo mostrando a temperatura e o direito, a intensidade da ventilação.
A Strada Turbo 200 ganhou novas molas e amortecedores, aumentando a rigidez torcional. Com isso, a carroceria oscila menos em curvas ou mudanças rápidas de direção.
Mas ainda há desafios no interior do veículo: o excesso de plásticos e o acabamento simples podem frustrar.
Os bancos dianteiros são mais largos e mais confortáveis e ganharam costuras vermelhas. Além disso, o motorista agora conta com um apoio de braço retrátil.
Um ponto negativo é que o volante não tem ajuste profundidade e continua contando apenas com regulagem de altura, o que acaba dificultando uma melhor posição de dirigir para pessoas de maior estatura, que precisam colocar o banco mais para trás, comprometendo o espaço traseiro, que tradicionalmente já é pequeno nas picapes compactas de cabine de dupla.
Ainda sobre o volante, ele tem encorpadas aletas na parte de trás para a troca sequencial de marchas do câmbio CVT, dotado de um modo Sport, que deixa o motor mais cheio em situações de baixa rotação.
Strada fica realmente devendo em espaço interno. A cabine é mais estreita, enquanto que o espaço para quem vai sentado no banco traseiro acaba limitado para as pernas, principalmente quando uma pessoa mais alta vai dirigindo, mas nada que comprometa a versatilidade da primeira compacta do mundo a ter quatro portas.
Outro ponto de incômodo são os porta-objetos com espaços bem limitados. Nas portas cabe, por exemplo, uma garrafa de água 500 ml, ainda meio que apertada. Na dianteira, próximo ao console, o porta-copos também é estreito. O outro espaço fica entre os bancos, mas logo abaixo da alavanca do freio de estacionamento, o que não torna o acesso prático.
Caçamba
A caçamba tem 844 litros e 650kg de limite de peso. A capacidade de reboque é de 400 kg. Uma das suas melhores funcionalidades também está na modularidade, já que contém quatro ganchos inferiores e seis superiores de fixação na caçamba, o que garante ainda mais segurança no transporte de cargas.
A altura mínima do solo entre 185 mm e 214 mm (variando de acordo com a versão) e seus ângulos de entrada e saída, com 23 graus e 29 graus, respectivamente.
Equipamentos
Sobre os equipamentos de série, a versão tem controles de estabilidade de tração, direção elétrica progressiva, quatro airbags, conjunto óptico full LED, vidros elétricos nas quatro portas com função one touch, carregador de celular por indução, computador de bordo, entradas USB-A na parte da frente e de trás da cabine, além de uma capota marítima de material sintético na caçamba. Isso torna a picape uma opção atraente para quem procura um veículo bem equipado.
A tela de 7” da central multimídia sensível ao toque — e com dois botões giratórios físico — poderia ser melhor, mas oferece conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O console traz entrada USB (do padrão antigo), porta-copos e carregador de celular por indução. O computador de bordo posicionado ao centro do painel de instrumentos tem uma tela simples, mas a interface é bem interessante e fácil de mexer.
Acessórios
A versão Ultra tem diversos acessórios Mopar que equipam a picape. Como destaque, estão itens que garantem mais versatilidade e funcionalidade à caçamba, como a Fiat Box, o extensor com três funções (rampa, extensor e organizador), o organizador, além de diferentes estilos de estribos e santantônio.
Tecnologia
A Fiat Strada ainda é equipada com recursos como o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. Ainda conta com TC+ (Traction Control PLus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores.
Com relação à tecnologia embarcada, o carro é modesto. A central multimídia tem sistema UCONNECT 7 polegadas e conta com espelhamento do Android Auto e do Apple CarPlay sem fio. A picape também tem câmera de ré e sensor de estacionamento.
A nova versão carece de recursos de direção semiautônoma, faltando a opção de piloto automático. Em viagens longas, vai ser preciso manter o pé no acelerador para seguir em velocidade de cruzeiro em rodovias.
Vale a pena?
A versão Ultra da Fiat Strada 2024 ficou mais versátil, com o motor e torque mais potentes, facilitando o uso do veículo não só na estrada, mas também na cidade, principalmente no uso familiar no dia a dia e em viagens.
O veículo é confortável e tem ótima capacidade de passar, sem grandes impactos para os ocupantes, por obstáculos no dia a dia, como bueiros, lombadas e buracos. Além disso, o consumo e aceleração são grandes trunfos da picape.
As faltas são em alguns pontos, como a ausência de piloto automático e profundidade da direção, assim como o espaço na cabine, principalmente para os bancos traseiros, que têm pouca inclinação.
O valor de R$ 132.990 é um excelente custo-benefício com relação à potência, ao desempenho, estilo e conforto da Strada, apesar do espaço interno, principalmente dos ocupantes do banco traseiro, ser mais limitado.
Confira a ficha técnica:
MOTOR |
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³, 12V, com injeção direta de combustível, que desenvolve potências de 125cv (gasolina) e 130cv (etanol) a 5.750rpm, e torque de 20,4kgfm (g/e) |
TRANSMISSÃO |
Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas |
DIREÇÃO |
Pinhão e cremalheira com assistência elétrica |
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS |
Dianteira, tipo McPherson, independente, com barra estabilizadora; traseira, eixo rígido com molas parabólicas longitudinais/ 6 x 16 polegadas (liga leve)/205/55 R16 ATR (na Ranch) |
FREIOS |
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD |
CAPACIDADES |
Do tanque de combustível, 55 litros; de carga, 650 quilos (cabine dupla) |
CAÇAMBA |
Comprimento, 1,18m; largura máxima, 1,31m; altura máxima, 60,6cm; volume, 844 litros |
DIMENSÕES |
Comprimento, 4,45m; largura, 1,73m; altura, 1,57m; distância entre-eixos, 2,73m; altura mínima do solo, 18,5cm |
ÂNGULOS |
De entrada: 23 graus |
PESO |
1.253 quilos (Ranch)/ 1.251 quilos (Ultra) |
PERFORMANCE |
Aceleração até 100km/h – 9,8 s (g) e 9,5 s (e) |
CONSUMO |
Cidade: 12,1km/l (g)/ 8,3km/l (e) |