Fim dos acidentes? Volvo planeja futuro sem colisões com nova geração de veículos

Sistema autônomo de segurança - Divulgação/Volvo

Logo no início da fabricação de carro autônomos, a Volvo foi quem lançou o primeiro sistema do mundo de detecção de ciclistas e frenagem automática. No entanto, em 2013, o sistema ainda era "falho" e circulam vídeos na internet onde mostram a não detecção e frenagem dos carros. À época, a tecnologia era vista como algo que não daria certo.

O tempo passou a Volvo melhorou muito o sistema. Sendo assim, segundo a Volvo, a próxima geração de carros da fabricante está definida para ser a mais segura da empresa, graças aos níveis de software e hardware de ponta, juntamente com melhorias contínuas e mais rápidas para recursos de segurança com a ajuda de dados em tempo real.

Agora, a Volvo busca processar dados dos carros dos clientes em tempo real. Se os clientes decidirem fazer isso, estarão ajudando a Volvo, a tornar seus carros mais seguros.

“Com a ajuda de dados da vida real, podemos acelerar nossos processos de desenvolvimento e ir de anos para dias”, disse o CEO da Zenseact, braço de software de direção autônomo da Volvo, CarsÖdgärd Andersson.

Fábrica de Dados
Para processar os dados de tráfego em tempo real que coletarão, a Volvo Cars e a Zenseact estão investindo em uma fábrica de dados que conterá mais de 200 PebiBytes (225 milhões de gigabytes) de dados nos próximos anos. Usando recursos de inteligência artificial (IA), os dados podem ser processados em tempos recordes. Os clientes poderão escolher se esses dados são coletados sobre eles e todos os dados coletados serão agregados com salvaguardas adequadas para a privacidade do cliente.

Futuro Sem Colisões
O uso de dados em tempo real faz parte da visão de longo prazo da Volvo Cars para um futuro em que as colisões simplesmente não aconteçam, equipando seus carros com alguns dos melhores e mais avançados sensores disponíveis, melhorando continuamente a segurança e os sistemas de direção autônoma.

Veja também

Presidente do Irã acusa Israel de tentar ampliar o conflito no Oriente Médio
Guerra no oriente médio

Presidente do Irã acusa Israel de tentar ampliar o conflito no Oriente Médio

Chefe do Telegram anuncia que plataforma eliminou mais "conteúdo problemático"
internet

Chefe do Telegram anuncia que plataforma eliminou mais "conteúdo problemático"

Newsletter