Financiamentos de carros usados em Pernambuco cresce 14,6% no primeiro trimestre de 2021

Pátio de veículos - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Adquirir um carro novo é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, com a pandemia, crise econômica e desemprego alto, o carro usado passa a ser uma opção de compra mais viável e realista. Sendo assim, o financiamento desses veículos vêm crescendo, uma vez que ter em caixa o dinheiro à vista, também é complicado. 

Somente no Nordeste, no primeiro trimestre de 2021, o número de financiamentos de carros usados cresceu 17,8% se comparado ao mesmo período de 2020. É a região com maior crescimento nesta modalidade. Nacionalmente, o mesmo índice foi de 7,5%. 

O levantamento dos dados é realizado pela B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG). A análise ainda indica que em Pernambuco, durante o primeiro trimestre deste ano, o número de financiamentos de veículos usados cresceu 14,6%, enquanto que para carros novos houve uma queda de 6%. No país, a queda no total de financiamentos de veículos novos caiu, no mesmo período, 18,5%. 

Ao total, Pernambuco somou 87.822 financiamentos, no primeiro trimestre de 2021, quando somados veículos novos e usados. Já a região Nordeste soma 233.314 financiamentos, enquanto que nacionalmente, 1,4 milhões de veículos foram incluídos no Sistema Nacional de Gravames (SNG), no mesmo período de 2021. 

“No compilado de janeiro a março, percebemos que os veículos usados continuam representando a maior parcela das vendas a crédito e também notamos maior procura por financiamento de veículos leves com maior tempo de uso. Alguns fatores podem explicar a redução de oferta de carros 0 km no mercado, como a paralisação de montadoras com o agravamento da pandemia e a falta de insumos”, avalia a superintendente de Planejamento da B3,Tatiana Masumoto Costa.

Fenabrave 
De forma geral, conforme levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), houve crescimento de 4,14% nas transações totais de veículos usados, em março de 2021. “Vale ressaltar que, em março do ano passado, os estoques de veículos novos estavam normalizados, mesmo com o início da pandemia do Coronavírus, em nosso País. Hoje, com estoques de veículos 0 km comprometidos pela falta de componentes para a produção, os volumes de vendas de usados tendem a ser maiores do que eram em 2020”, explica o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

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