Ford apresenta van elétrica de 2.000 cv que passa dos 300 km/h

Com um visual agressivo, a van acelera do 0-100 km/h em apenas 2 segundos

Ford Pro Electric SuperVan - Divulgação/Ford

As vans normalmente são veículos usados para transporte e mercadorias. Com isso, não espere um desempenho incrível. Pelo contrário. Porém, a Ford parece querer reverter esse quadro. No tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, a marca apresentou uma van elétrica de altíssima performance

Com um visual agressivo, a van acelera do 0-100 km/h em apenas 2 segundos. Você não leu errado. Não bastasse isso, a van passa dos 300 km/h de velocidade máxima. Veja o vídeo. 

A Ford Pro Electric SuperVan tem quatro motores elétricos, tração integral e uma bateria de 50 kWh com refrigeração líquida. O chassi foi desenvolvido especialmente para as pistas, baseado na E-Transit.

 

A van de competição combina a estrutura de aço da E-Transit com painéis de carroceria em composto leve. O conjunto de bateria, montado para otimizar a distribuição do peso e manter o centro de gravidade baixo, pode ser recarregado em cerca de 45 minutos em um carregador rápido padrão.

Como na E-Transit, o motorista conta com várias câmeras para ajudar nas manobras. E foram instaladas também câmeras adicionais para o público poder acompanhar a sua performance impressionante.

O lado de dentro da cabine da supervan tem gaiola de proteção e bancos padrão FIA e uma grande tela multimídia vinda de veículos de produção da Ford, como o Mustang Mach-E. A tela controla os sistemas de conectividade, informação e também os cinco modos de direção, que variam o mapa de torque, a frenagem regenerativa e outros parâmetros de resposta para rodagem em estrada, pista, drag, drift e rali.

O pacote eletrônico inclui controle de tração e de partida, limitador de velocidade para “pit-lane” e frenagem regenerativa de três estágios para recarregar a bateria – similar à usada na E-Transit. Em baixa velocidade, o modo Eco otimiza a eficiência do motor, maximiza a frenagem regenerativa e corta a tração no eixo traseiro. O botão E-Boost aumenta a potência e o torque instantâneos para velocidade máxima.

Outro recurso novo e empolgante é o modo de limpeza de pneus: ele freia totalmente um eixo e libera a tração no outro, criando “burnouts” impressionantes na frente ou na traseira, para limpar e aquecer os pneus antes das corridas.

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