Ford encerra produção de veículos na Índia

Ford EcoSport Active 2021 - Divulgação/Ford

A Ford anunciou que vai parar de produzir veículos na Índia. De acordo com a marca, essa é uma forma de reestruturar as operações da empresa na região e, com isso, cerca de 4 mil funcionários terão seus vínculos finalizados nas duas localidades em que a empresa operava, em Chennai e Sanand.

De forma imediata será interrompida apenas a produção de carros para o mercado indiano, enquanto o a produção de unidades e componentes destinadas ao mercado internacional será finalizada ao final deste ano em Sanand e ao final de 2022 em Chennai. Segundo a montadora, as perdas durante o processo de produção na localidade atingem mais de 2 bilhões de dólares nos últimos dez anos. 

“Como parte do nosso plano Ford+, estamos tomando a difícil, mas necessária, decisão para entregar um negócio sustentável no longo prazo, alocando capital para crescer e criar valor nas áreas certas”, diz Jim Farley, diretor-presidente da Ford, em nota.

Em relação ao espaço em que se localiza as fábricas ainda não foi definido o próximo passo. De acordo com funcionários da empresa, a marca discute a possibilidade de alugar ou vender as fábricas para outras montadoras.

Vale ressaltar que a Ford encerrou a produção aqui no Brasil no início deste ano. As fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e a da Troller, em Horizonte (CE) foram fechadas e a marca vende apenas os produtos importados. Segundo a empresa, a decisão foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".

Veja também

Seria um "erro" Israel "rejeitar" cessar-fogo no Líbano, diz Macron
Macron

Seria um "erro" Israel "rejeitar" cessar-fogo no Líbano, diz Macron

Wall Street fecha em alta, impulsionada pela China e setor de tecnologia
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta, impulsionada pela China e setor de tecnologia

Newsletter