General Motors vai investir R$ 175 bilhões em elétricos até 2025

América do Sul será estratégica no plano de eletrificação

Chevrolet Blazer EV - Divulgação/GM

A General Motors (GM) quer liderar o futuro da mobilidade e se tornar neutra em carbono até 2040. A fabricante norte-americana anunciou o investimento de US$ 35 bilhões (cerca de R$ 175 bilhões) até 2025 para o desenvolvimento de uma nova geração global de veículos elétricos.

O plano de eletrificação vai ser iniciado com o lançamento dos SUVs Chevrolet Blazer e o Equinox, além do Bolt EUV. Ambos são equipados com a tecnologia Ultium, que consiste na plataforma modular específica da GM para veículos elétricos com diferentes combinações de motores e avanço na composição química das baterias.

“Tudo isso se traduz em melhor autonomia, maior velocidade de recarga e maior prazer de dirigir. Com esta plataforma, é possível fabricar desde carros compactos, passando por SUVs, superesportivos até grandes picapes”, disse a GM em comunicado.

A General Motors Co. anunciou, antes da pandemia, que aumentaria seus investimentos em EV (electric vehicles, ou carros elétricos, em português) e AV (autonomous vehicles, ou carros autônomos) para US$ 35 bilhões entre 2020 e 2025. A quantia representa um aumento de 75% em relação ao compromisso inicial.

América do Sul é local estratégico para o projeto

Campo de Provas da GM em Indaiatuba,SP.
Campo de Provas da GM em Indaiatuba,SP. Divulgação

Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, destacou, em coletiva de imprensa, que países como o Brasil e o Chile são estrategicamente importantes para o plano de eletrificação da montadora.

Segundo Chamorro, a América do Sul é um mercado consumidor com potencial de trazer maior escala a linha de elétricos. Além disso, a fabricante estadunidense tem, em São Paulo (SP), um centro de desenvolvimento de engenharia.

O Campo de Provas de Indaiatuba e do Centro Tecnológico de São Caetano do Sul da General Motors, ambos localizadas no interior de SP, vêm sendo utilizadas para o desenvolvimento de determinados modelos desta futura geração de veículos globais 100% elétricos, principalmente nas questões de eficiência energética e conectividade.

Além disso, no Brasil, também são realizados testes de certificação e homologações necessárias para customizar os veículos elétricos à legislação e às preferências de diferentes mercados.

O projeto da GM é ter um futuro totalmente elétrico e com zero emissão também no país. No ano passado, o Chevrolet Bolt EV 2023 foi apresentado no Brasil com atualizações visuais e de conteúdo. E, em março deste ano, foi a vez do SUV compacto 100% elétrico Bolt EUV ser anunciado para o mercado brasileiro.

“Nosso plano para a Chevrolet no Brasil é oferecer a mais abrangente linha de EVs do mercado. Ela complementará o atual portfólio da marca na região, que tem potencial de se tornar um polo para produção e exportação de tecnologias e de veículos elétricos, considerando as condições adequadas que temos aqui. Temos matéria-prima para produção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido e grande mercado consumidor em potencial. Outra parte importante desta transição até um futuro zero emissão é tornar nossos veículos a combustão cada vez mais sustentáveis e eficientes”, comentou Santiago Chamorro, presidente da GM américa do sul.

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