Honda anuncia investimento de R$ 4,2 bilhões no Brasil, incluindo produção do WR-V híbrido flex

Montante inclui investimento na planta de Itirapina (SP) e geração de cerca de 1700 empregos diretos

Novo Honda WR-V vai ser produzido na versão híbrido flex para o mercado brasileiro - Honda/Divulgação

O presidente da Honda Automóveis do Brasil (HAB), Arata Ichinose, aproveitou reunião hoje (19), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para anunciar o novo ciclo de investimento estratégico na operação da marca. Ao todo o montante será de R$ 4,2 bilhões para período de 2024 a 2030.

Presidente da Honda Automóveis do Brasil (HAB), Arata Ichinose fez anuncio em reunião com presidente Lula e do vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Presidente da Honda Automóveis do Brasil (HAB), Arata Ichinose fez anúncio em reunião com presidente Lula e do vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O valor vai ser investido expansão contínua dos negócios por meio do lançamento da exclusiva tecnologia híbrida-flex da Honda no mercado brasileiro, da produção local da nova geração de um SUV de entrada, além do aumento do volume de produção e geração de empregos no país na fábrica de Itirapina, no interior de São Paulo.

“Ao longo dos mais de 50 anos de nossa presença no país, conquistamos a confiança do exigente consumidor brasileiro ao comercializar produtos de qualidade e eficiência. Esse novo ciclo de investimento visa tornar a Honda Automóveis do Brasil cada vez mais forte, moderna e dinâmica e mostra que estamos alinhados ao compromisso global de alcançar a neutralidade de carbono em produtos e atividades corporativas até 2050”, afirma Arata Ichinose, Presidente da HAB.

WR-V híbrido
O montante anunciado também inclui a produção nacional da nova geração do WR-V, que agora vai ser produzido na versão híbrida flex. Com isso, a Honda ampliará as opções de sua linha de produtos no país, que atualmente conta com oito modelos.

 A previsão de início da produção do novo produto é no segundo semestre de 2025.

Tecnologia
Considerando o cenário atual e políticas públicas de incentivo ao setor automotivo, como o MOVER, a Honda valoriza o etanol como um combustível de fonte natural, renovável e disponível em larga escala no Brasil, alinhado a uma economia de baixo carbono.

 Com esse anúncio, a Honda pretende dar um passo importante rumo à diversificação de produtos eletrificados no portfólio, com a introdução de exclusiva tecnologia e:HEV flex no mercado brasileiro.

Hoje, a montadora, que já domina diferentes tecnologias em eletrificação, considera também diversos fatores como as diferenças de fontes energéticas, a infraestrutura de carregamento, bem como características do mercado.

Geração de emprego
Os investimentos também vão proporcionar o aumento do volume produtivo da fábrica da Honda Automóveis do Brasil, que vai acontecer gradualmente a partir deste mês de abril.

A estimativa é a criação de 1.700 postos de colaboradores, que atualmente já conta com cerca de 3.500 funcionários.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter