Logo Folha de Pernambuco

Honda ZR-V se impõe no mercado de utilitários esportivos

Com alta tecnologia e amplo espaço interno, novo modelo se destaca no segmento de SUVs

Honda ZR-V - Honda/Divulgação

A Honda sempre marcou forte presença no segmento de utilitários esportivos no mercado brasileiro, com os modelos de entrada HR-V e o topo de linha CR-V. Faltava, porém, um SUV que se posicionasse justamente entre os dois.

Em outubro do ano passado, a fabricante preencheu a lacuna de sua família de SUVs, ao lançar o Honda ZR-V. Produzido no México sobre a plataforma da 11ª geração do consagrado sedã Civic, o ZR-V é oferecido no Brasil, equipada com motor 2.0 aspirado a gasolina, de 161 cv de potência, 19,1 kgfm de torque e que trabalha associado ao câmbio CVT de sete velocidades.

O ZR-V chama atenção logo ao primeiro olhar, graças ao design refinado. Para começo de conversa, ele é maior que a maioria dos concorrentes. Com dimensões generosas - 4,57 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e 2,65 m de distância entre eixos -, o novo SUV da Honda proporciona espaço de sobra para cinco adultos, que podem guardar suas bagagens de uma viagem no amplo porta-malas de 389 litros.
 

A silhueta limpa e fluida impõe respeito. Na dianteira, o capô alongado harmoniza-se com o conjunto óptico, que agrupa faróis full LED e grade em forma de colmeia, ladeada por tomadas de ar que direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras, favorecendo a aerodinâmica.

Repleto de tecnologias
Rodas de liga leve de 17 polegadas, aerofólio traseiro como extensão do teto e lanternas que se prolongam da tampa do porta-malas até a lateral da carroceria reforçam o caráter esportivo do carro.

Por dentro, o ZR-V tem de série mais recursos que muitos dos rivais do segmento. O console central flutuante aloja alavanca de câmbio e botão do freio de estacionamento para facilitar o manejo. O motorista pode optar pelos modos de condução S (esportivo) e Eco (que privilegia a economia de combustível).

O volante multifuncional de couro apresenta boa empunhadura e agrupa comandos de áudio, telefone e de configuração do veículo no raio esquerdo e controle de cruzeiro e o seletor de informações no raio direito. Se o motorista preferir as trocas de marcha manuais, então basta usar as aletas (paddle-shifts) atrás do volante.

Entre tantos equipamentos, o ZR-V é dotado de teto-solar elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas, botão start-stop e função Brake Hold, que mantém o carro estático em um semáforo, por exemplo, até o pedal do acelerador ser pressionado.

O painel de instrumentos ganhou uma tela TFT digital de sete polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita, facilmente visualizados pelo motorista. O sistema Lane Watch, com câmera para exibição de veículo no ponto cego na tela da central multimídia e oito airbags aumentam a segurança dos ocupantes.

Está central multimídia é totalmente intuitiva, com tela sensível ao toque de nove polegadas, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
 

Multimídia 9” com interface para smartphones com Apple CarPlay™ e Android Auto™ | Foto: Honda/Divulgação

Outra praticidade é que todos os ocupantes conseguem carregar seus smartphones ao mesmo tempo. Além do carregador por indução (que dispensa o uso de cabo), há cinco portas USB, sendo duas do tipo C e uma do tipo A na dianteira e outras duas USB-C na traseira.

Honda SENSING é diferencial
Em movimento, o ZR-V agrada em cheio o consumidor, porque consegue aliar a estabilidade de um sedã com a posição mais elevada de um SUV. Ele absorve muito bem buracos e imperfeições das vias - tão comuns no Brasil - por causa da suspensão independente nas quatro rodas, e não perde o equilíbrio mesmo nas curvas mais traiçoeiras. Para garantir conforto a bordo ainda maior, o refinado isolamento acústico não transfere ruídos para dentro da cabine.

O motor, com comportamento elástico, rapidamente ganha velocidade na cidade e na estrada e apresenta ótima retomada, o que ajuda nas ultrapassagens.

O consumo de combustível anunciado é de 10,2 km/l em ambiente urbano e 12,1 km/l nas rodovias. No entanto, durante avaliação, o ZR-V foi além na cidade, ao registrar a média de 11,2 km/l.

Ao volante, o motorista sabe que tem um forte aliado na condução do ZR-V: o Honda SENSING, o exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se vale de câmera de visão grande angular e microprocessador de imagem de alta velocidade.

Entre tantas funções importantes, o Honda SENSING tem controle de cruzeiro adaptativo (mantém uma distância segura ao automóvel da frente), sistema de frenagem para mitigação de colisão (aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal) e sistema de permanência em faixa (faz a leitura das faixas de rodagem e ajusta a direção para deixar o veículo na parte central da pista).

A tecnologia não para aí. A plataforma de conectividade myHonda Connect funciona via aplicativo de celular. Ela mostra informações e fornece serviços, como notificação automática de colisão, localização de onde o carro está estacionado, acionamento remoto do ar-condicionado, e aviso das próximas revisões.

Veja também

O que fazer no Recife no fim de semana? Ludmilla, Luan Santana e Jazz na praia integram agenda
AGENDA CULTURAL

O que fazer no Recife no fim de semana? Ludmilla, Luan Santana e Jazz na praia integram agenda

Embaixador russo diz que Reino Unido está envolvido diretamente em guerra da Ucrânia
GUERRA

Embaixador russo diz que Reino Unido está envolvido diretamente em guerra da Ucrânia

Newsletter