Logo Folha de Pernambuco

Honda ZR-V Touring: testamos o SUV que tem alma de sedan; confira detalhes

ZR-V oferece combinação de elegância, conforto e tecnologia

Honda ZR-V Touring - Honda/Divulgação

Projetado para preencher lacunas na grande família Honda, o ZR-V Touring fica abaixo do segmento dos Civic híbrido, Civic Type R e o Accord híbrido e acima dos compactos City, City Hatch e HR-V.

O modelo oferece uma combinação de design contemporâneo, tecnologia avançada e uma experiência de direção agradável.

Enquanto os concorrentes apostam em motores turbos, a Honda manteve o conservadorismo do 2.0 aspirado apenas à gasolina quase que silencioso para o ZR-V Touring, que tem apenas uma versão, e traz potência de 161 cv a 6.500 rpm e 19,1 kgfm, associados à uma transmissão automática CVT que simula sete velocidades e três modos de condução: o manual, o drive e o sport.

Junto com a direção elétrica, o conjunto e suspensão, a dirigibilidade do SUV se assemelha bastante a de um sedan com posição de dirigir mais reclinada e bem mais confortável, porém mantendo a posição elevada, com visibilidade maior, como num SUV.

Design do ZR-V chama atenção por ser robusto e elegante.
Design do ZR-V chama atenção por ser robusto e elegante.| Foto: Honda/Divulgação

Design
Com um visual moderno e arrojado e inspirado no Civic, o Honda ZR-V se destaca pela sua frente imponente e linhas fluidas que conferem dinamismo ao veículo. Na carroceria, apresenta um design exterior esportivo e elegante, com linhas definidas e faróis LED, mas divide opiniões, principalmente sobre a grade frontal.

Também lembra o Civic as lanternas traseiras em duas partes, mas com reforço de apliques nas caixas de rodas e outros pontos em preto brilhante. As rodas de 17 polegadas ajudam no ponto de conforto, com pneus 215/60.

Tamanho e sofisticação são trunfos do SUV. Ele é maior que o Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross com 4.56 m de comprimento, que é possível notar na protuberante dianteira que chama atenção, 1,84 m de largura e 1,61 m de altura. e 2.65 m de entre-eixos.

A mala do Honda ZR-V Touring pode não decepcionar na capacidade, que está dentro da média na categoria, com 389 litros, mas peca em acabamento com uma rede para proteção que não condiz em nada com o posicionamento de preço.

Porta-malas do Honda ZR-V Touring tem 389 litros
Porta-malas do Honda ZR-V Touring tem 389 litros.| Foto: Honda/Divulgação

Já no interior, o carro é bastante confortável e conta com materiais mais sofisticados. O SUV tem forração premium nos bancos e painel, console e portas com detalhes em soft touch e tons claros dão todo requinte ao interior do veículo, que ainda conta com itens de série como teto solar, freio de mão elétrico, ar-condicionado dual zone, carregamento por indução e entradas USB-A e USB-C, também para os bancos de trás.

Teto solar já vem como item de série
Teto solar já vem como item de série. | Foto: Honda/Divulgação

O painel de instrumentos é do HR-V não agrada e também não condiz com o porte do carro. A tela de 7 polegadas divide espaço com o velocímetro ainda analógico. Já a central multimídia é de 9 polegadas com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay.

Porém, faz falta, até pelo valor do veículo, itens como ajuste do banco do passageiro elétrico (apenas tem para o motorista) e a saída do ar-condicionado para os passageiros de trás se dá por meio de dutos que ficam abaixo dos bancos da frente, fazendo com o que a temperatura, principalmente em dias mais quentes, talvez não seja a desejável, podendo causar ligeiro desconforto.

Outros pontos fracos são as saídas de ar camufladas com uma peça única no painel junto com o botão de alerta ambos em plástico com acabamento mais fraco que não combina com o luxo que o carro oferece.

Cabine do do ZR-V mostra sofisticação, mas com algumas faltas
Cabine do ZR-V mostra sofisticação, mas com algumas faltas. | Foto: Honda/Divulgação

Consumo e desempenho
Com 1.446 kg e com gasolina como combustível, o modelo perde em desempenho. Pesado, ele faz o 0 a 100 km/h em longos 11,6 segundos. O consumo urbano tem mais alívio com 9,7 km/litro, apesar de reclamar um pouco em subidas. O carro não conta com sistema start-stop, fazendo com que o consumo no trânsito seja prejudicado. Já na estrada, com necessidade de mais velocidade e aceleradas, o consumo vai para 12,6 km/litro.

Segurança
A segurança é uma prioridade para a Honda, e o ZR-V não decepciona. Ele vem equipado com itens de série do Honda SENSING, como:

- Airbags frontais e laterais

- Sistema de freios ABS

- Controle de estabilidade e tração eletrônico

- Assistente de partida em rampa

- Alerta de mudança de faixa e controle de cruzeiro adaptativo

- Sistema de alerta de ponto cego com câmera na retrovisor direito que é acionada ao dar a seta. Porém a imagem ocupa toda a tela da multimídia. Se o motorista tiver seguindo um caminho por um aplicativo de GPS, pode perder a visão do mapa por alguns segundos.

- Câmera de ré com sensor de estacionamento

Conectividade e tecnologia
O ZR-V conta com o aplicativo myHonda Connect. Com isso é possível monitorar remotamente o carro. É também possível definir algumas funções como: ligar ou desligar o motor do veículo;; controlar o ar-condicionado; ascender as luzes; travar e destravar as portas; e localizar o carro no estacionamento.

Honda ZR-V. Foto: Honda/Divulgação
Honda ZR-V. | Foto: Honda/Divulgação

Preço
Com versão única, o Honda ZR-V Touring custa a partir de R$ 214.500,00, podendo variar de acordo com a tributação e alíquotas de cada estado. O valor pode aumentar em R$ 2.000,00 para pintura metálica ou perolizada e em R$ 2.300,00 para cores especiais.

Vale a pena?
Durante o teste, o Honda ZR-V Touring demonstrou ser um veículo fácil dirigibilidade, com uma direção precisa e resposta rápida e agradável.

O motor 2.0 aspirado responde com agilidade, proporcionando boas acelerações e retomadas. A suspensão é bem calibrada, garantindo conforto mesmo em terrenos irregulares. O posicionamento do volante e dos comandos é ergonômico, tornando a condução mais intuitiva. Além disso, o isolamento acústico é eficaz, permitindo uma viagem tranquila.

O design atrativo, robusto e elegante com interior confortável e espaçoso, além de contar com amplo pacote de tecnologia e segurança.

Apesar do desempenho não ser dos melhores, o consumo é um dos melhores dentre os principais concorrentes do segmento.

Considerando todos os aspectos, o Honda ZR-V se posiciona como uma opção sólida no mercado de SUVs. O design moderno, tecnologia integrada e pacote de segurança fazem dele um veículo atrativo, especialmente para aqueles que valorizam conforto e segurança.

No entanto, o valor pode ser uma barreira para alguns compradores. Se o orçamento não for um problema e o objetivo for adquirir um SUV que combine estilo, tecnologia e segurança, o Honda ZR-V é, sem dúvida, uma escolha que merece consideração.

Apesar da Honda ser conhecida por veículos de qualidade e seguros, os vendedores da marca ainda sofrem um pouco para convencer os clientes a investirem a mais no ZR-V, que não vem se destacando dentro do segmento que já tem opções com motores turbos e híbridos.

Outra questão é a concorrência interna. O modelo HR-V acaba “roubando” mais a atenção e interesse por ter quase as mesmas funções e com o valor bem mais em conta.

Veja também

É incogitável e seria irresponsável falar em anistia agora, diz Gilmar Mendes
Justiça

É incogitável e seria irresponsável falar em anistia agora, diz Gilmar Mendes

Mais deveres ao empregador não significa mais direito aos trabalhadores, afirma Campos Neto
ESCALA 6X1

Mais deveres ao empregador não significa mais direito aos trabalhadores, afirma Campos Neto

Newsletter