Hyundai Creta 2022 tem design ousado e ganha motor turbo a partir de R$ 107 mil

Novo Creta 2022 revoluciona no design que divide opiniões - Divulgação/Hyundai

BRAGANÇA PAULISTA (SP) - A Hyundai vai sacudir o segmento dos SUVs compactos com a nova geração do Creta. O modelo recebeu novidades no design, conforto, segurança e tecnologia. Fabricado na planta de Piracicaba (SP), o utilitário está disponível nas versões Comfort, Limited e Platinum, todas com motor 1.0 turbo GDI de 120 cavalos de 17,5 quilos de torque a 1.500 giros. O 2.0 aspirado de 167 cv com 20,6 Kfgm a 4,7 mil rpm está 8% mais eficiente (diz a HB) e equipa o topo da gama.

O Creta 2022, que chega em setembro, em doses homeopáticas, também ofertará a configuração Ultimate 2.0. O SUV já está em pré-venda, em todo o Brasil, através do site da marca, com preços que variam entre R$ 107 mil e R$ 147 mil mais pintura opcional por R$ 1.500 assim como o biton do teto no mesmo valor. O câmbio é automático de seis velocidades para todas as versões. O manual saiu de cena.

Jorge Moraes testou o novo Creta 2022 no interior de São Paulo
Jorge Moraes testou o novo Creta 2022 no interior de São Paulo

No design confesso uma intimidade maior com a grade frontal que recebeu a nova linguagem da marca. Dependendo da versão, pode vir com barras horizontais ou elementos em “cascata”, sendo emoldurada em prata ou cromado.

Os faróis também receberam mudanças e agora possuem outra assinatura, evidenciado pelas luzes diurnas em LED, disponíveis para as quatro versões de acabamento. Faróis e lanternas em LED na versão topo de linha complementam um efeito ainda mais marcante. Um leve diferencial frontal.

A traseira, acho que vou deixar essa conclusão para dividir com vocês. Não nasce polêmica, como a do HB, porém inova demais, é moderninha e as lanternas cumprem bem esse papel, observe. As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão de entrada, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações intermediárias e de 18 polegadas na topo de linha.

A traseira é o lado mais polêmico do design do novo Creta 2022
A traseira é o lado mais polêmico do design do novo Creta 2022

O novo Creta 2022 está disponível em seis cores diferentes: duas sólidas, preto onix e branco atlas; três metálicas, prata sand, prata brisk e cinza silk; e uma perolizada, azul sapphire. Existe ainda a opção de combinar as pinturas, o dual tone, quando as cores branco atlas, prata sand, prata brisk, cinza silk e azul sapphire podem vir, como opção, na Ultimate, com teto, moldura da coluna C e barras de teto em preto.

Na parte interna, a montadora apostou no luxo e conforto, com novos materiais e tons dos revestimentos, bege claro para o Ultimate. Acertaram em cheio. O console central está mais elevado e o painel, concordo, ficou ergonomicamente voltado para o condutor.

Existem mais propostas de sedução da cabine como o freio de estacionamento eletrônico, painel digital colorido de sete polegadas, ar-condicionado automático digital e seletor de modo direção (com opções Normal, Smart, Eco e Sport).

Interior do novo Creta 2022
Interior do novo Creta 2022

A central multimídia BlueNAV traz a maior tela da categoria, de 10,25 polegadas, e conta com navegação embarcada e conexão Apple Car Play e Android Auto. Câmera de ré gera 360 graus de imagens. São oito modos de visão. A leitura do ponto cego projeta imagens no visor do painel para isso basta dar o sinal do pisca, gostei da inovação. O carregador sem fio finalmente chegou para ficar. A chave de presença e os bancos refrigerados são dois mimos. O Bluelink (seis meses gratuito) é inteligência artificial no celular e você poderá ativar as câmeras antes de chegar perto do carro. Lembro que a navegação antecipada poderá ser feita pelo usuário do smartphone e transferido para a central.

Quanto as medidas? O Creta está ligeiramente maior, com 4,3 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 2,61 metros de entre-eixos. O modelo velho tem 4,27 m. O porta-malas encolheu e ficou com 422 litros contra 431 l na versão que fica em linha na Action.

Cabine ganhou mais requinte nas versões mais caras
Cabine ganhou mais requinte nas versões mais caras

Impressões

O turbo se revela. E seria a minha escolha ante ao 2.0. O torque agradou e o SUV da HMB no modelo mais caprichado ficou bom. Equilíbrio de suspensão e menos ruído a bordo, considere que o motor três cilindros do 1.0 é levemente mais ruidoso. O teto solar panorâmico é referência do design. Vale a pena demais.

A frenagem de emergência até 40 Km/h evoluiu e está detectando ciclistas e os veículos de sentido contrário. O detector de fadiga também torna o veículo mais amigo do motorista. Gostei da leitura do ponto cego no quadro de instrumentos, mais uma vez destaco a funcionalidade provando o veículo. Os faróis são adaptativos e o sistema desativa o facho de luz “agressivo” quando você está dirigindo à noite. Ah, não dá para esquecer que as borboletas atrás do volante são funcionais para quem desejar acelerar a retomada.

Confira, a seguir, vídeo do Novo Creta 2022:

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