Imprevisto com o pneu: o que fazer?
Fundamental para o funcionamento do veículo, o pneu é o único componente do automóvel em contato com a estrada. Esse fator faz com que o seu desgaste seja mais comum e que possíveis danos aconteçam. Além disso, se o motorista estiver em alta velocidade e acontecer algum imprevisto com o pneu, a chance de causar um acidente grave é alta.
O especialista em mecânica automotiva do Senai, Marcelo Farias, traz dicas importantes sobre o item:
O pneu furou, e agora? Vulcanização ou macarrão?
Quando o pneu fura, é importante levar o carro o mais rápido possível para o borracheiro. Lá ele poderá auxiliar na melhor decisão para o conserto do pneu. “É mais seguro fazer a vulcanização do que o macarrão. Mas se o pneu for novo, eu recomendo fazer o macarrão para saber se funcionará. É importante fazer um estudo com o borracheiro para saber qual o melhor para a situação”, explica Marcelo Farias.
Se precisar comprar outro pneu, é preciso estar atento para adquirir do mesmo fornecedor que o dos outros. É importante que o “desenho” de todos os pneus sejam iguais, com as mesmas especificações.
O que fazer se o pneu estourar e o carro estiver andando?
Marcelo Farias afirma que nesses casos o motorista deve tentar segurar o volante e reduzir para uma marcha mais baixa, para ir desacelerando o veículo. Nunca se deve frear bruscamente, pois o carro pode girar. Quando a velocidade estiver diminuindo também não é para soltar a mão do volante, pois o condutor pode perder o controle do carro.
Quando devo trocar o pneu?
Deve-se observar o TWI (imagem abaixo), que é um indicador de desgaste. Quando ele está abaixo de 1,6 milímetros, é recomendado trocar o pneu. Para fazer a medição do TWI de forma prática, o renomado jornalista e engenheiro Boris Feldman, dá duas dicas: “Têm duas maneiras mais práticas: a primeira é que esse 1,6 milímetro corresponde exatamente a cabecinha de pólvora do pau de fósforo, bota ele lá e confere. Você pode não ter um fósforo, mas tem uma moedinha de um real, não é mesmo? Saiba, então, que aquele fiozinho dourado na beirada da moeda também corresponde ao mesmo 1,6 milímetro.