Jeep adota 5G na planta de Goiana

Fábrica será a primeira da indústria automotiva na América Latina a implantar a tecnologia

Fábrica da Jeep, em Goiana, implanta tecnologia 5G - Stellantis/Divulgação

A tecnologia 5G vai ser implantada em caráter comercial em breve no Brasil, possivelmente, a partir de 2022, já que o leilão está programado para acontecer no dia 4 de novembro. Antes mesmo da implantação comercial no País, o Polo Automotivo da Jeep, da empresa Stellantis, localizado em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, já aplicou em sua linha de produção a tecnologia de altíssima velocidade. Assim, a indústria da Jeep se torna a primeira do setor automotivo a implantar a rede 5G na América Latina.

Juntamente com a TIM e a Accenture, a Stellantis (companhia que detém marcas como Fiat e Jeep) saiu na frente e criou em três meses o projeto piloto do 5G na fabricação dos veículos. Neste primeiro momento, a tecnologia vai ser utilizada para identificar se todos os emblemas fixados na traseira de cada carro são colocados corretamente. Ou seja, se as siglas correspondem ao veículo. Na fábrica de Goiana, são produzidos quatro modelos de carros (Commander, Compass, Renegade e Toro), que se multiplicam em mais de 100 versões, cada qual com suas especificações de itens, componentes, cores e acessórios.

“Fazer esse projeto na planta de Goiana tem representatividade e ambiente para explorar novos cases. Além de ser a planta mais moderna, será a primeira da América Latina com a tecnologia 5G. Escolhemos Goiana pelo índice de automação da fábrica e pela proximidade das empresas do polo. A rede já está funcionando e não vamos parar por Goiana”, ressaltou André Souza, CIO da Stellantis para a América do Sul.

No projeto, a Accenture integra a rede 5G com recursos de automação de imagem e análise de vídeo de seus ativos Solutions.AI for Processing para melhorar a segurança e a qualidade da produção de automóveis na fábrica, ao mesmo tempo que abre o caminho para futuros casos de uso de 5G. “Na prática, uma câmera é colocada para fazer a captura atrás do carro e enviar para a solução artificial em dois a três milissegundos. Isso é devolvido para os operadores, acelerando na tomada de decisão, caso esteja com algum erro”, explicou Paulo Tavares, Diretor Executivo Líder de Redes e 5G América Latina da Accenture.

Atualmente, a TIM é autorizada a utilizar a frequência 5G em caráter experimental. No projeto, a empresa foi escolhida como a provedora de telecomunicações responsável por fornecer a infraestrutura e rede 5G. “O sinal 5G cobre bem a planta da Stellantis. Trabalhamos a mobilidade que a 5G oferece para levar otimização com redução de custos”, registrou Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Um segundo projeto-piloto começa a ser implantado ainda no mês de novembro. O tema escolhido é o tráfego de AGVs (Automated Guided Vehicles). A tecnologia controlará a movimentação dos carrinhos automáticos, dispensando a instalação de trilhos físicos ou magnéticos no piso.

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