Jeep Compass 4xe é oficialmente lançado; híbrido custa a partir de R$ 349 mil
Importado da Itália, o primeiro híbrido da marca tem 240 cv de potência
O primeiro SUV híbrido da Jeep, o Compass 4xe, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (4). Com motor de 240 cv, o Jeep Compass 4xe pode rodar até 50 km/l de forma elétrica com uma recarga em menos de duas horas. Com essa motorização, o 0 a 100 km/h é feito em apenas 6,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 206 km/h.
Importado da Itália, o novo Jeep Compass S 4xe híbrido plug-in tem preços sugeridos a partir de R$ 349.990 para todo o Brasil.
Sob o capô, ele usa o motor T270 turbo -o mesmo da versão não-híbrida-, movido a gasolina, e alcança 180 cv de potência e 270 Nm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automático de seis marchas e auxiliado por um motor elétrico.
No eixo traseiro, fica o segundo motor elétrico, capaz de gerar 60 cv e 250 Nm de torque — que está disponível em qualquer rotação. Somados os motores, são 240 cv de potência.
Leia Também
• Gasolina caseira: combustível improvisado causa danos ao motor do veículo
• Jeep Compass 4xe será lançado em 4 de abril e SUV híbrido promete fazer até 50 km/l de gasolina
• Renault Oroch 2023 tem lançamento confirmado para 12 de abril
O Compass 4xe é o primeiro eletrificado da marca no País e tem consumo de até 25,4 km/l e autonomia superior a 900 km no modo híbrido, além de 44 km no elétrico. Para o SUV híbrido, a Jeep criou quatro cores exclusivas: Prata Glacier, Preto, Branco Alpine e Azul Shade.
O novo Jeep Compass 4xe tem dois modos exclusivos de condução:
- Electric: Neste modo, o Compass 4xe irá utilizar somente o motor elétrico traseiro, possibilitando uma condução 100% livre de emissões. Com essa configuração, é possível acelerar a até 130 km/h e rodar 44 quilômetros. O motor térmico só entrará em ação caso o motorista pise fundo no acelerador ou se a bateria chegar ao nível mínimo de carga.
- e-Save: Essa configuração tem dois modos de funcionamento e permite manter ou mesmo carregar a bateria usando a própria força do motor térmico. No modo passivo, o e-Save mantém o nível de carga da bateria, permitindo que você tenha acesso à propulsão 100% elétrica em um momento futuro. Quando o e-Save passivo está ativado, a central eletrônica usa a frenagem regenerativa e o motor térmico para evitar que a bateria saia do nível de carga atual.
O e-Save também possui o modo ativo, que usa o motor elétrico acoplado ao conjunto à combustão para carregar a bateria sem que o motorista precise se preocupar em encontrar uma estação de recarga. No modo e-Save ativo, a bateria pode ser recarregada automaticamente até chegar a 80%.
Recarga da bateria
O Compass 4xe tem a possibilidade de recarregar o veículo em casa. É possível repor a energia da bateria de duas maneiras. A primeira é usando o carregador doméstico portátil incluso no modelo e conectado a uma tomada de 110V/220V de três pinos. Desta forma, o Compass 4xe é recarregado entre quatro e 20 horas, de acordo com a tensão escolhida.
Os proprietários do Jeep Compass 4xe também podem optar por um carregador de parede (Wallbox) da Weg ou EnelX (ambos homologados pela marca). O aparelho dispensa instalação trifásica e tem potência de 7,4 kW, possibilitando a recarga completa em 100 minutos no modo mais rápido ou em nove horas no mais lento. Segundo a Jeep, o Wallbox da WEG custa R$7.013,36, adicionado do valor de instalação que varia conforme infraestrutura do local.