Logo Folha de Pernambuco

Kardian é o novo B-SUV compacto da Renault; vendas devem começar em março de 2024

Carro tem motor 1.0 turbo de 125 cavalos, 6 airbags e controle de cruzeiro adaptativo

Renault Kardian. - Divulgação/Renault

A Renault apresentou o novo SUV compacto da marca. O Kardian é o primeiro produto no mundo a trazer a nova plataforma modular do grupo. Trata-se de uma versátil base a ser usada em carros com 4 a 5 metros de comprimento, com motor a combustão, bem como mild-hybrid (48 volts) ou híbrido convencional.

"Começamos pelo Brasil, pois é o segundo mercado mundial da Renault, ficando atrás apenas da França. Além disso, Argentina e Colômbia também estão na lista dos nossos dez maiores mercados, e o México vem logo depois", explica Bruno Vanel, vice-presidente mundial responsável pelos produtos com a marca Renault.

Motor
O B-SUV vem com motor 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta HR10. A potência é de 125 cv e 22,4 kgfm de torque máximo.

Câmbio
O câmbio é automático com seis marchas, dupla embreagem banhada a óleo e aletas de acionamento atrás do volante.

Renault KardianRenault Kardian. Divulgação/Renault

Design
O Kardian mede 4,11 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Os pneus são 205/55 e aro 17. A nova logotipo da marca, a "Nouvel R", ganha destaque na dianteira do carro, que conta também com grade com pequenos losangos e acabamento em black piano.

Os faróis dianteiros são full-LED e, na traseira, há lanternas em forma de C distintivo. A capacidade do porta-malas é de 410 litros.

Renault Kardian.Renault Kardian. Divulgação/Renault

O veículo permite movimentar as barras longitudinais do rack, com capacidade de cargas com até 80 kg.

Os bancos dianteiros proporcionam ao motorista posição elevada de direção.

Renault Kardian. Renault Kardian. Divulgação/Renault

O Kardian conta com seis airbags e 13 sistemas auxiliares de condução, como, por exemplo, alerta de ponto cego, frenagem ativa de emergência e cruise control adaptativo a partir dos 30 km/h.

Já o painel de instrumentos é totalmente digital. O multimídia tem tela de 8 polegadas, que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Renault Kardian. Renault Kardian. Divulgação/Renault

O ambiente é complementado pela alavanca seletora do câmbio automatizado, que tem um design pequeno e retangular. O freio de estacionamento é acionado por um botão.

Início das vendas e previsão de valores
O veículo será fabricado inicialmente no Brasil com produção inicial no Paraná, já em janeiro de 2024. A previsão é que o início das vendas ocorra em março do próximo ano.  

De acordo com especialistas do mercado, o valor do Kardian de entrada deve girar em torno dos R$ 110 mil.

Veja também

Newsletter