Lançado há 87 anos, Citroën Traction Avant marcou a história e modificou o padrão dos carros
Pioneiro na tração dianteira nas configurações monobloco, a Citroën lançava em 1934 o Citroën Traction Avant, que foi produzido até 1957. Desenvolvido pelo engenheiro André Lefèbvre, o sistema de tração dianteira permitiu uma eficácia das massas de repartição e melhorou as condições de habitabilidade e aderência na estrada.
Nos dias atuais, esse modelo de produção virou referência ao redor do mundo e mantem as mesmas configurações do modelo Traction Avant, que é até hoje um dos Citroën mais desejados pelos colecionadores de todo o planeta.
Virando a chave histórica, o Traction Avant atingiu um patamar acima nesse quesito. Foi disputado por diversos políticos, artistas, poetas e empresários durante os seus anos de produção. Com um estilo único, ousado e certamente a frente de seu tempo, o carro equipado com um motor de 1.303 cm3 e 32 cv, em uma de suas versões. Em seguida vieram os modelos 7B (1.628 cm3 e 38 cv) e 7 Sport (1.910 cm3 e 48 cv).
Em 1938 era apresentada a versão 15-Six G, que possuía motor seis-cilindros de 2.867 cm³ e 77 cv e suspensão hidropneumática, que misturava gás e fluído. Recebendo o apelido de “Queen of the Road”, a rainha da estrada, este foi o modelo mais popular de todas as onze opções. Das 759.123 unidades produzidas do Traction Avant, mais de 620 mil foram deste modelo, destacado pelas configurações Familiale, de nove lugares, e Coupé, para cinco pessoas.