Lançamento: Hyundai HB20 chega reestilizado e promete abrir vantagem no mercado dos compactos
Com sete versões, o HB20 tem duas opções de motorização
A Hyundai lançou a nova geração do HB20 na noite desta terça-feira (5). Com sete versões, o hatch chega para fortalecer ainda mais a presença no mercado de automóveis de passeio. No ano de 2021, o compacto foi o mais vendido em sua categoria. Desde seu lançamento em 2012, o HB20 sempre ocupou o top 5 dos carros mais comercializados do Brasil. Agora, com a chegada da 4ª geração, o hatch pode conseguir aumentar a diferença para o segundo colocado.
Com sete versões, o HB20 tem duas opções de motorização: 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm de torque e 1.0 TGDI de 120 cv e 17,5 kgfm de torque. Para a motorização turbo, o câmbio pode ser manual ou automático, ambos com 6 marchas.
No quesito segurança, a Hyundai mandou bem e trouxe diversos equipamentos, como piloto automático de série, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, frenagem autônoma de emergência, farol alto adaptativo, entre outros itens.
Durante o teste do Blog FMotors com o Hyundai HB20, no campo de provas da Pirelli, no Circuito Panamericano, em Campinas (SP), o HB20 mostrou-se ser um carro muito na mão e colado no asfalto. Mesmo entrando forte nas curvas, o veiculo segura bem e, apesar de sair um pouco de frente, o condutor ainda consegue ter controle do carro.
Leia Também
• Hyundai Creta ganha comando de voz para abertura do teto solar na linha 2023
• Lançamento: Hyundai estreia novo Creta N Line com mudanças no visual do SUV
• Testamos: Jeep Commander Overland TD380 é um grandalhão com consumo de hatch
O FMotors testou a versão topo de linha - Platinum Plus 1.0 TGDI AT. Durante o dia de testes com o carro, foi possível perceber a evolução do hatch em comparação à geração anterior. Com novo design, novas dimensões, mais tecnologia e segurança, o HB20 chega a partir de R$ 76.690, na versão Sense 1.0. A versão topo de linha custa R$ R$ 114.390.
Do lado de fora, o hatch foi reestilizado. Os novos para-choques dianteiro e traseiro dão uma cara de mais robustez ao HB20. A grade frontal tem um novo desenho com aparência em preto brilhante. Na traseira, uma nova lanterna em LED complementa o visual do carro mais vendido do Brasil.
Do lado de dentro, o visual do HB20 sofreu poucas alterações. Uma delas é o painel de instrumentos, que agora é 100% digital. Outro destaque é o recurso de Partida Remota, que equipa as configurações Platinum e Platinum Plus. A central possui 8 polegadas com pareamento sem fio. Há também carregamento por indução, localizado no console central, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado.