Manutenção caseira: saiba como verificar itens do carro na garagem de casa
Fazer uma checagem em casa é o primeiro passo para uma manutenção preventiva
Manter um carro exige alguns cuidados diários. Não dá para deixar o seu veículo em qualquer lugar e esquecer de fazer as revisões periódicas. Afinal, a manutenção preventiva serve para evitar que o condutor se veja com o carro quebrado no meio de uma via. Além disso, evita multas. No Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Inciso XVIII, diz que conduzir o veículo "em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104" é considerado uma infração grave, com multa de R$ 195,23.
Mas alguns desses itens é fazer um check up na sua própria casa, por meio de uma análise visual e auditiva, sem a necessidade de levar o veículo até uma oficina. Um exemplo dessa manutenção caseira é checar o óleo de motor. Uma vareta que fica no motor do carro e leva até o carter mede o nível do óleo. Na própria vareta, há uma indicação do nível. Se estiver abaixo, será melhor procurar um profissional para ele indicar o que pode ser.
Para verificar o nível, basta retirar a vareta e fazer uma observação do nível que é indicado na própria vareta. “Isso deve ser feito com o motor frio, porque dará tempo de o óleo escoar para o cárter. Evite também colocar o dedo no óleo, afinal, por coloração e viscosidade não dá para dizer se está ruim. Isso é mito. A verificação é baseada no nível da vareta do óleo”, ensina o técnico em automobilística Anderson Cesar Lira.
“Caso o óleo esteja no nível mínimo ou pingando no chão, é preciso levar na oficina para verificar se está com vazamento. Se for apenas completar o óleo, utilizar a mesma marca e referência. Não deve misturar óleos para não dar incompatibilidade química”, salienta Lira.
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Outra coisa importante é fazer as checagens dos faróis e lanternas do seu automóvel. Parado em algum local seguro, basta acionar os pedais de freio para checar se as luzes estão acendendo. “Na própria garagem, acenda os faróis, ligue as setas, acione buzina, verifique o nível do líquido de limpador de parabrisa, para quando precisar realizar a limpeza”, detalha o especialista.
Os limpadores de parabrisa também precisam ser checados. O reservatório de água precisa estar com o líquido dentro do nível, pois será utilizado quando o condutor precisar fazer a limpeza do vidro dianteiro. O item é extremamente importante e tem a ver com a segurança dos passageiros.
Outro item importante a se chegar são os pneus. “Verificar a marcação TWI na lateral do pneus e verificar se os sulcos estão no nível do contato TWI ou se já está baixo. Se precisar calibrar, vá em um local próximo de casa para não deixar o pneu aquecer antes da calibração”, aconselha.
O TWI é uma sigla em inglês que significa "indicador de desgaste do pneu", uma pequena elevação nos sulcos dos pneus.
Se os sulcos estiverem nessa marcação, indica que o pneu está “careca” e precisa ser trocado para evitar acidentes.
Outro item possível de verificar visualmente é a bateria. “Algumas baterias formam um pó azul em cima do borne da bateria. É chamado de zinabre. Se isso acontecer, deve procurar imediatamente uma autoelétrica ou oficina. Aquilo indica que a bateria está perdendo solução devido a alguma trinca na carcaça. E aí pode deixar o carro sem funcionar a qualquer momento quando parar e for ligar novamente. É importante ficar atento a essa análise visual desse pó chamado de zinabre”, pontua Lira.
Outro ponto importante é a observação auditiva. A pessoa pode ligar o motor e deixá-lo funcionar. “É preciso ouvir se há algum barulho. Caso haja, observar se é apenas quando liga o motor ou se é contínuo. Se perceber algum ruído anormal, como o de correias, que pode acontecer por ressecamento ou folga, é recomendado procurar uma oficina para ver se as correias estão no tempo de trocar”, conclui Lira.