Mãos à obra: cinco manutenções que você pode fazer no seu carro
A revisão veicular é um processo importante para evitar dor de cabeça com o automóvel. Às vezes, porém, o proprietário não possui condições no momento para pagar a revisão, principalmente no começo de ano em que contas como IPVA precisam ser pagas. Mas você pode colocar a mão na massa e fazer uma manutenção básica sem precisar sair de casa, verificando alguns elementos.
[Antes de passar as dicas, é importante lembrar que a revisão é fundamental e insubstituível. As orientações que aqui serão passadas são para uma checagem básica]
Cheque as lanternas
“A verificação do sistema de iluminação é bastante simples e importante para a segurança do automóvel. Você pode checar se está tudo certo com as lâmpadas do farol, das sinaleiras e do freio. Este último você pode testar acionando-o e pedir para alguém olhar ou chegar próximo a uma parede e observar se a luz acende”, explica Raimundo Gesteira, docente do curso técnico em Manutenção Automotiva do Senai-PE.
Manutenção do pneu
O pneu é uma parte importante do automóvel e seu estado pode interferir até mesmo na autonomia do veículo. O pneu tem um indicador de desgaste, o TWI. Quando ele está abaixo de 1,6 milímetros, recomenda-se a sua troca. Uma dica é que a parte dourada da moeda de R$ 1 corresponde a 1,6 milímetros, então se o TWI está menor que ela, já está na hora de trocar o pneu.
Localização do TWI - Crédito: Pixabay
Troca de óleo
A troca de óleo também pode ser feita por você mesmo, mas é necessário estar atento a alguns pontos. O primeiro é quanto ao descarte do material. “Um litro de óleo pode contaminar um lençol freático de maneira a tornar essa água imprópria para o consumo humano por muito tempo. Então você tem que ter uma bandeja adequada, depois guardar o óleo nas embalagens e levar a uma oficina de confiança para dar uma destinação responsável ao material”, disse Raimundo Gesteira.
Para saber quando deve realizar a troca, é importante checar o manual do veículo para saber a quilometragem necessária para a substituição ou fazer a troca a cada seis meses, o que acontecer primeiro. A verificação do nível de óleo também pode ser feita manualmente: após o carro estar ligado, você desliga, espera um pouco, puxa a vareta de óleo, limpa, reinsere ela e puxa de novo. Na vareta vai ter a marcação de mínimo e máximo e o óleo tem que estar entre essas marcações.
Quando é preciso apenas completar o óleo, fique atento ao tipo e ao fabricante do produto para que seja o mesmo.
Água no radiador
Outra manutenção preventiva possível é a verificação da água do radiador. Ela sempre deve ser feita com o carro desligado, pois caso contrário a água pode ser jogada em quem está fazendo a manutenção, queimando a pessoa e causando um acidente grave. Assim como o óleo, você sabe quando é preciso adicionar a água ou o aditivo quando a marcação estiver abaixo do limite.
Substituição das paletas do limpador
As paletas garantem a visibilidade do condutor do veículo e possuem vida útil limitada. Quando ela começa a deixar resíduo ou não limpem direito é hora de trocá-la. Essa troca pode ser feita por você mesmo, bastando ter cuidado para não quebrar o braço do limpador.