Mobi Trekking vale R$ 62.290? Veja nossa avaliação do compacto da Fiat

Testamos o Mobi Trekking, que a versão “aventureira” do pequeno.

Mobi Trekking - Divulgação/Fiat

Mobi e Kwid disputam o título de carro mais barato do Brasil em tempos de sucessivos aumentos que tornaram o carro zero cada vez mais distante do público de baixa renda. A Renault oferece seu subcompacto por R$ 48.790 na versão de entrada, enquanto a Fiat pede R$ 49.890 no Mobi Easy. Sem apelo, essas variantes “peladas” não são as mais procuradas em suas gamas. Por isso, as duas marcas oferecem versões mais “recheadas” e com apelo no custo-benefício e na versatilidade no uso urbano.

Testamos o Mobi Trekking, que a versão “aventureira” do pequeno. A Fiat quer com ela fazer o que a Renault faz com o Kwid desde seu lançamento: dar aspectos de SUV aos hatchs essencialmente urbanos. Mas calma, não dá para chamar o Mobi Trakking de o “SUV dos compactos”, como os franceses tratam o Kwid. Não vamos forçar a barra. Tanto Mobi quanto Kwid não nasceram para andar fora da estrada.


O Mobi Trekking custa R$ 62.290 e usa a conhecida fórmula que a Fiat usa muito bem desde a linha Adventure, com adesivos e atributos visuais para dar o ar de aventureiro a seus modelos urbanos.

O Trekking tem adesivos no capô, logo escurecido da Fiat na dianteira e na traseira e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção. Traz moldura destacada na caixa de rodas e pintura lateral inferior. Sua “robustez” fica por conta dos 190 mm de altura livre do solo e o maior ângulo de entrada da categoria, com 24°, permitindo a ele transpor com desenvoltura obstáculos como valetas, lombadas e buracos que o asfalto ruim das grandes cidades apresenta.

A versão aventureira apresenta barras longitudinais de teto, que ampliam a altura e deixam o carro mais imponente; teto bicolor; calotas escurecidas com desenho exclusivo; retrovisores com pintura “black piano”; maçanetas na cor da carroceria e tecidos exclusivos com costura laranja.

Central é ponto forte

Internamente, o Trekking tem os seguintes conteúdos de série: volante multifuncional, console de teto com porta-objetos e espelho auxiliar e, como destaque, a central multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio mais moderna da categoria.

Com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, traz recursos importantes como Apple Carplay e Android Auto com projeção sem fio (wireless), e pode parear dois smartphones. Desenvolvido no país, a central é intuitiva, funcional e amigável, melhorando de maneira significativa a experiência do usuário com o veículo, através das funções de Navegação via Waze e Google Maps; Música (Streaming | MP3); Reconhecimento de voz (Siri | Google Voice); Leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo;

A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.

 

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