Nissan e Honda anunciam acordo para explorar aliança de veículos elétricos
Analistas consideram que esta medida procura diminuir a diferença com os seus concorrentes chineses
As duas gigantes automotivas japonesas, Nissan e Honda, anunciaram nesta sexta-feira (15) um acordo para explorar uma aliança estratégica em veículos elétricos e outras áreas.
"Para acelerar ainda mais os esforços rumo à neutralidade de carbono e zero vítimas de trânsito, será essencial fortalecer as tecnologias ambientais e de eletrificação, assim como o desenvolvimento de software", afirmaram em um comunicado conjunto.
"As duas empresas chegaram a um entendimento baseado na convicção de que é necessário combinar os seus pontos fortes e explorar a possibilidade de colaborações futuras", acrescentaram.
Os analistas consideram que esta medida procura diminuir a diferença com os seus concorrentes chineses no mercado de veículos elétricos, onde os fabricantes japoneses estão atrasados após anos de aposta em veículos híbridos.
O estudo de viabilidade desta aliança inclui áreas como plataformas de software, componentes-chave ligados a veículos eléctricos e produtos complementares, explicaram.
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"É importante que estejamos preparados para o ritmo crescente de transformação da mobilidade a médio e longo prazo e é importante que tenhamos chegado a este acordo com base no entendimento mútuo de que a Honda e a Nissan enfrentam desafios comuns", afirmou o CEO da Nissan, Makoto Uchida.
O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, garantiu que "é uma transformação na indústria automotiva que ocorre uma vez a cada século".
"O critério do nosso estudo será verificar se a sinergia de tecnologias e conhecimentos que as nossas empresas cultivaram nos conduzirão a líderes do setor", afirmou.
No Japão, os veículos híbridos, com baterias e combustão interna, são extremamente populares, o que tem levado os fabricantes a pagar menos juros em veículos totalmente elétricos.
Em 2022, 40% das vendas de veículos no Japão corresponderão a híbridos, em comparação com apenas 1,7% de veículos elétricos.
Isto está muito longe do percentual da Europa Ocidental (15%), dos Estados Unidos (5,3%) e especialmente da China (20%), que ultrapassou o Japão como o principal exportador mundial de automóveis.