Novo Audi Q5 fica mais esportivo com a nova variante Sportback na gama

Audi Q5 Sportback - Divulgação/Audi

São Paulo (SP) - Cumprindo a promessa de lançar trinta carros até 2022, a Audi renova sua linha de SUVs e apresenta os novos Q5 e o inédito Q5 Sportback. Os modelos evoluíram e apresentam novas linhas e grade, novos faróis full LED Matrix e para-choques remodelados com novas entradas de ar. O resultado foi um visual mais robusto e refinado. 

Os SUVs premium se diferem pela carroceria Q5 “normal” ou apenas “SUV” e Q5 Sportback, uma variante cupê do Q5. Com o perfil fastback, é fácil identificar pelo desenho das portas alinhado com uma inclinação para baixo, a terceira janela lateral se estreita acentuadamente para trás, uma leve caidinha do teto que dá o charme de cupê e a pegada esportiva ao modelo. 

No interior, a tela central conta com o novo display MMI, agora sensível ao toque. As informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas. O modelo conta com carregador de smartphone por indução. O Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas conta com três modos de apresentações diferentes, posicionado logo atrás do volante multifuncional. As rodas são de liga-leve de 19” e 20”, dependendo da versão.

Audi abusa da tecnologia de iluminação, o OLED está disponível como opcional tanto para o SUV quanto para o Sportback. A tecnologia produz uma assinatura e cada lanterna traseira é composta por três elementos luminosos, possibilitando diversos desenhos de luzes. No modo de condução “Dynamic”, as luzes mudam para uma assinatura esportiva, deixando claro para o carro que vem atrás que não vale a pena tentar uma ultrapassagem. 
 

A motorização é a mesma para os dois modelos: motor a gasolina de quatro cilindros, que rende 249 cv e 37,7 kgfm de torque, acoplado à caixa automática S-Tronic automatizada de dupla embreagem, sete marchas e tração integral Quattro. 

O conjunto permite que os SUVs acelerem de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atinjam a máxima de 237 km/h. A tração Quattro com tecnologia Ultra fez toda diferença no nosso test-drive com destino a Minas Gerais. Ela vem de série nos modelos e funciona da seguinte forma: o torque fica nas rodas dianteiras, caso exija mais da traseira, o sistema joga tração de forma automática. O Audi Drive Select possui seis modos de direção: auto, efficiency, comfort, dynamic, offroad e individual.

Os Suvs contam também com sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 12 volts.

Bom para viajar
O sistema de controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa que garante grande conforto principalmente quando o Q5 é conduzido em viagens de longas distâncias. O controle de cruzeiro adaptativo auxilia o motorista a manter a velocidade ou a distância do veículo a sua frente. Quando um veículo posicionado na frente é reconhecido, a tecnologia pode tanto acelerar como frear o veículo, dentro do limite do sistema.
 

Já o aviso de saída de faixa auxilia o motorista a evitar uma troca de forma não intencional. Se o sistema estiver ativo e preparado, as faixas de rolagem forem reconhecidas pelo sistema e o motorista não tiver acionado a luz de indicação de direção, então o aviso de saída de faixa auxiliará o condutor a voltar para a faixa de rolagem, acionando o volante na direção contrária. 
 

Os SUVs foram responsáveis por 65% das vendas da montadora alemã em 2021, com Q5 e Q5 Sportback na área, a Audi pode contar com reforço no time.

Veja preço e versões:
Q5 Prestige: R$ 309.990
Q5 S Line: R$ 344.990
Q5 Sportback S Line: R$ 369.990
Q5 S Line Black: R$ 370.990
Q5 Sportback S Line Black: R$ 395.990

Veja também

Governo detalha liberação de R$ 1,7 bi do orçamento de 2024
ECONOMIA

Governo detalha liberação de R$ 1,7 bi do orçamento de 2024

GT de Economia Global faz última reunião antes de cúpula do G20
G20

GT de Economia Global faz última reunião antes de cúpula do G20

Newsletter