Novo Jeep Commander terá fôlego para disputar com Toyota SW4?
O mercado de SUVs grandes de sete lugares vem ganhando novos competidores nos últimos anos. O que antes era quase um território apenas dos valentes Toyota SW4, Chevrolet Blazer e Mitsubishi Pajero, recebeu competidores mais modernos e até menores, mas que conseguem levar sete passageiros com folga e mais tecnologia. É o caso de Tigual Allspace, Peugeot 5008 e CAOA Chery Tiggo 8. E o mercado receberá mais um competidor que promete não aceitar um papel de coadjuvante nesse cenário: é o Jeep Commander, que será lançado na próxima semana com a promessa de sacudir o segmento dos grandões.
Mas será que a novidade produzida em Goiana (PE) terá fôlego para tirar clientes principalmente do consagrado e cada vez mais valorizado Toyota SW4? A Jeep espera que sim e usará como arma a relação de preço que pode ficar perto de R$ 100 mil mais barata entre as versões topo de linha na motorização a diesel.
Hoje a Toyota cobra cerca de R$ 370 mil pela SW4 SRX de sete lugares e com motorização turbodiesel 4x4. Já o Commander na versão Overland turbodiesel 4x4 também com sete assentos deve ficar com preço na casa dos R$ 280 mil.
Além da ofensiva na tabela de preço, a Jeep também vai apostar na tecnologia embarcada para seduzir os clientes do Toyota que não costumam abandonar a marca. O Commander terá sistemas semiautônomos de comodidade e segurança, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem autônoma de emergência. Soma-se a isso internet wi-fi nativa e uma conectividade ampla e sem fio entre o SUV e o celular, algo que o rival e líder não possui.
Valor da revenda
A defesa da Toyota para não perder clientes para a Jeep terá várias frentes, que passam até mesmo pelo porte do SUV japonês, que é maior e mais imponente, como também pela inabalada confiabilidade da marca e valorização na revenda.
Os vendedores da Jeep terão que ter os aspectos tecnológicos do Commander na ponta da língua e lembrar da autoridade da marca norte-americana no terreno off-road. Mesmo que o perfil dos consumidores de SUVs de sete lugares sejam mais “família”, o DNA aventureiro da Jeep pode e deve pesar positivamente para sua novidade que está perto de nascer.