Novo Nissan Versa: conforto, tecnologia e design

Novo Nissan Versa - Nissan/Divulgação

Tecnologia, design e conforto são as apostas da Nissan para o Novo Versa. A montadora procurou manter e melhorar atributos já conhecidos: interior espaçoso, conforto, excelentes nível de desempenho e tamanho de porta-malas. O sedã é oferecido em quatro versões, com dois tipos de câmbio e oito opções de cores. As versões são: Sense (câmbio manual), Sense (CVT), Advance CVT e Exclusive CVT.

O Novo Nissan Versa está equipado com o Nissan Intelligent Safety Shield, conjunto de tecnologias avançadas de segurança que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco.

As tecnologias do Nissan Intelligent Safety Shield funcionam constantemente e conjuntamente. O Alerta de Colisão Frontal (FCW) detecta objetos na frente e avisa o motorista no painel e, caso ele não acione o freio, o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB) atua para estancar o carro. O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, já que emite sinais para o motorista quando há a aproximação de outro veículo.

Um dos diferenciais exclusivos do Novo Nissan Versa é o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), que ajuda o condutor a não esquecer nada dentro do carro. O sistema é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo. Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido. 

O modelo conta agora com o novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de sete polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. 

O design deu ao sedã dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior, ao mesmo tempo em que preservou o seu característico interior espaçoso. À primeira vista, o DNA da marca japonesa se destaca com elementos marcantes como a grade V-motion – que dá aparência mais robusta –, os faróis e as lanternas traseiras de LED em formato de bumerangue, coluna C ascendente e teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão, que acentua a sua silhueta aerodinâmica. 

Destaque para a carroceria mais rígida e reforçada, se comparado a do Versa anterior, especialmente nas colunas B, teto e na área onde as portas dianteiras são fixadas, abaixo das colunas A. E também com a aplicação de materiais estampados que reduziram a massa da estrutura do corpo do carro. O Novo Versa entrega um bom balanço entre conforto e dirigibilidade do segmento.

A suspensão traseira foi reforçada em sua estrutura e os batentes de borracha foram trocados por poliuretano com o objetivo de melhorar a resistência às cargas maiores. Com as modificações, o ângulo de rolagem da carroceria do Novo Nissan Versa foi reduzido em 15% dando ainda mais estabilidade. De fato, há uma boa estabilidade, mesmo que o carro seja leve de dirigir.

Veja também

Zelensky estima que o plano de paz para a Ucrânia proposto pela China e pelo Brasil não é "concreto"
Zelensky

Zelensky estima que o plano de paz para a Ucrânia proposto pela China e pelo Brasil não é "concreto"

Caso Samarco: ministro diz que R$ 100 bi é o mínimo para acordo
Caso Samarco

Caso Samarco: ministro diz que R$ 100 bi é o mínimo para acordo

Newsletter