Novo Peugeot E-2008: testamos o SUV 100% elétrico que evoluiu em design, potência e autonomia
Reestilizado, o Peugeot E-2008 alia esportividade, sofisticação e tecnologia embarcada
O Peugeot E-2008 2025 chega ao mercado brasileiro com uma série de mudanças que prometem aprimorar ainda mais a experiência de quem busca um SUV elétrico esportivo. Com a crescente demanda por veículos sustentáveis, a Peugeot apostou na renovação do design, além de aumentar a potência e autonomia.
A convite da marca, o blog FMotors foi até o Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, para acelerar o E-2008 na e-COPA Peugeot. Entre as curvas e desafios de habilidade da pista, foi possível sentir o conceito “fun to drive” que o modelo, assim como o irmão menor, Peugeot 208, passa para quem pilota, quer dizer, dirige o esportivo, que agora conta com um powertrain elétrico novo, que garante ainda mais emoção a uma opção de mobilidade 100% elétrica e silenciosa.
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Aumento da potência e autonomia
Uma das mudanças mais significativas no E-2008 2025 é o aumento de potência e autonomia. Agora o SUV 100% elétrico passa de 136 cv para 158 cv com 260 Nm de torque.
Com mais força, o carro ganha em eficiência e desempenho, com velocidade máxima de 150 km/h e o 0 a 100 em 8,9 segundos, dando muito mais esportividade na condução do veículo. O motorista se sente dirigindo um carro de corrida sofisticado, e, com o teste na pista, essa sensação é superlativa.
Falando em condução, o modelo conta com o câmbio ergonômico e-Toggle, que permite a mudança de condução de forma ágil e intuitiva. O seletor oferece três modos de condução: Eco, Normal e Sport.
Para conservar energia, o modo Eco acaba limitando um pouco do desempenho. Na configuração mais leve, o sistema de regeneração de energia pelas frenagens não é tão forte, fazendo o carro não perder velocidade por rodar mais leve.
Com entrega de força, até um pouco exagerada para as rodas, o carro no modo Sport tende a gerar cantadas de pneu se o condutor ousar em acelerar um pouco mais nas saídas.
Pesando 1.630 kg e equipado com uma bateria aprimorada de 54 kWh (antes de 50 kWh), o novo modelo promete uma autonomia de até 261 km dependendo do estilo de condução e das condições de uso. Isso pode facilitar viagens mais longas e um uso mais confiável no dia a dia.
A recarga é rápida. Ele recarrega 80% em até 30 minutos em estações de 100 kW. Essa atualização é um passo crucial, especialmente em um momento em que a ansiedade de carga ainda é uma preocupação para muitos motoristas.
Design aprimorado
O novo E-2008 mantém a linha marcante da geração anterior, mas com alguns ajustes que o tornam mais moderno.
Assim como o irmão gêmeo a combustão, na parte externa, o E-2008 ganhou nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED 3D. A grade frontal agora apresenta o novo logotipo Peugeot, que pode receber tratamento em preto brilhante ou bodycolor (com a mesma cor do carro) e se estende até os faróis.
A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que reinterpretam as emblemáticas três garras de maneira muito elegante. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.
O lettering Peugeot se destaca na traseira, enquanto a identificação da versão 100% elétrica é feita por meio de um monograma com a letra “E” seguido da nomenclatura 2008 – tudo em nova grafia. Para arrematar, o modelo ostenta a badge GT, ou seja, a versão elétrica do modelo vem com a configuração topo de linha.
Carro ainda conta com o teto biton na cor preta, a badge GT e um adesivo esportivo aplicado na coluna C.
As rodas que calçam o novo Peugeot E-2008 também merecem destaque: agora são diamantadas e com 18 polegadas.
O Peugeot E-2008 tem as opções de cores Cinza Selenium, Cinza Artense, Vermelho Elixir, Azul Vertigo e na cor perolizada Branco Okenite.
Por dentro do E-2008
No interior do veículo, podemos destacar o painel com textura de fibra de carbono, mas também com detalhes em soft touch.
O volante é o Sport Drive de base achatada com regulagem de altura e profundidade. Traz ainda revestimento em couro, costura exclusiva na cor verde e apresenta o novo logotipo da marca. Pelo volante, ainda é possível acionar comandos do sistema multimídia e das configurações do veículo.
Esse novo modelo de posição de dirigir, no entanto, pode ocasionar alguns problemas de espaço para o motorista, já que o volante é posicionado mais para baixo no conceito i-Cockpit® (da Peugeot, onde o condutor pode ver o painel por cima dele). Existe a possibilidade de não se encaixar para qualquer pessoa e seus diversos corpos, podendo ficar baixo demais ou até atrapalhando a visão do painel.
Falta um pouco de espaço também nos bancos traseiros, que ainda são um tanto apertados para um carro que tem 4,30 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,55 m de altura e um entre-exios de 2,60 m.
Falando em bancos, eles têm revestimento premium com costuras também em verde, porém o ajuste ainda é manual.
Já o porta-malas tem uma boa capacidade, com 419 litros de espaço.
Tecnologia e conectividade
Tecnologia embarcada é um dos grandes pilares do modelo. O conceito do Peugeot i-Cockpit® continua no painel e na central multimídia.
O painel de instrumentos é de 10 polegadas e mais elevado, o que evita desviar significativamente a visão da estrada. Ele tem alta definição e, ainda, é totalmente personalizável, além de ter painel digital 3D e tecnologia holográfica.
A tela multimídia é touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição e levemente voltada para o motorista, o que facilita o acesso durante a condição, e vem ainda com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay com navegação bem intuitiva.
Outros detalhes que trazem esportividade ao veículo são as teclas de "alternância" cromadas, que permitem acesso direto às principais funções do veículo, assim como os pedais esportivos também cromados.
Confira os itens de tecnologia e conforto do Peugeot E-2008:
O E-2008 ainda conta com quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A; carregamento por indução; ar-condicionado automático digital; acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); sensor de chuva; freio de estacionamento eletrônico; banco do motorista com regulagem de altura; retrovisores externos com comandos elétricos; câmera 360° e sensor de estacionamento traseiro; teto solar panorâmico.
Segurança
O Novo E-2008 ainda traz de série o Peugeot Driver Assist, um pacote de dispositivos de auxílio ao motorista, que inclui:
• Alerta de Ponto Cego;
• Alerta de Colisão;
• Frenagem de Emergência Automática;
• Auxílio de Farol Alto;
• Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade;
• Detector de Fadiga;
• Piloto Automático Inteligente (ACC);
• Alerta e Correção de Permanência em Faixa.
Preço
O Novo E-2008 vem apenas na versão topo de linha GT pelo preço inicial de R$ 259.990. A garantia da bateria é de oito anos ou 160.000 km rodados.
Vale a pena?
Em um mercado cada vez mais competitivo, o novo E-2008 reafirma a posição da Peugeot como uma marca que não só acompanha as tendências, mas também as define. Porém, o carro se assemelha mais a um hatchback mais alto do que um verdadeiro SUV.
Com um design atraente e esportivo e com inovação na tecnologia embarcada, o E-2008 se destaca como uma opção para quem deseja entrar no mundo dos “SUVs” elétricos.
A Peugeot não apenas melhorou o desempenho do E-2008, mas também reforçou seu compromisso com a sustentabilidade. A produção do novo modelo se concentra em materiais recicláveis e processos de fabricação que visam a reduzir a pegada de carbono. Além disso, a montadora está investindo em iniciativas para aumentar a reciclagem das baterias, um tema crucial no debate sobre a sustentabilidade dos veículos elétricos.
O E-2008 2025 oferece uma conectividade mais fluida, com integração total com smartphones e uma gama de aplicativos que tornam a experiência de direção mais rica. Além disso, as funções de assistência ao condutor foram expandidas, incluindo melhorias no sistema de pilotagem semi-autônoma, que tornam a condução mais segura e confortável.
O modelo responde bem ao volante e tem uma tendência ao uso mais urbano. Com a vantagem de ser silencioso devido ao motor elétrico, o carro é mais confortável para quem senta nos bancos da frente e passa mais tranquilo em lombadas, buracos ou desníveis da pista.
Nesta atualização, ele está mais estável, talvez devido ao fato das baterias estarem localizadas no assoalho, o que reduz o centro da gravidade, evitando balanço mais forte nas curvas, apesar da suspensão não ser tão rígida quanto o carro exige.
O E-2008 tem boa dirigibilidade na cidade, bom desempenho e autonomia, apesar de não ser uma das melhores. Mas, talvez o preço de R$ 259.990, faz com que o consumidor repense na hora da escolha do modelo, porque pode ser um pouco mais alto em comparação a outros do mesmo segmento, a exemplo do Renault Megane (R$ 199.990), R$ BYD Yuan Plus (R$ 235.800) e até o Volvo EX30 (R$ 229.950).
Apesar do apelo da marca com a justificativa de trazer um veículo mais completo, o preço pode ser a kriptonita do modelo, que pode tender a ter reduções, assim como aconteceu com a versão anterior, que começou a vender melhor quando chegou ao valor de R$ 159.990.
Para ser mais competitiva no mercado, talvez a Peugeot deva repensar o valor do E-2008, que poderia ficar abaixo dos R$ 200.000.