Novo Taos chega ao Brasil no segundo trimestre deste ano
O novo Volkswagen Taos chega ao mercado brasileiro ainda no segundo trimestre deste ano para reforçar a família de SUVs da marca. O Taos vai se somar à "ofensiva SUV" da VW, aos modelos já existentes - Nivus, T-Cross e Tiguan. Jeep Compass será o principal concorrente do Taos, que vem com uma proposta de conforto e mais espaço interno.
O novo utilitário esportivo médio da VW vem com uma pegada família, mas sem deixar a diversão de lado. Com apenas 1.420 kg, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos chegando à máxima de 194 km/h.
Isso é possível pelo motor 1.4 TSI de 150 cv, que gera um torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm. A VW promete que a relação peso potência é a melhor da categoria entre os concorrentes diretos. Seja na cidade ou estrada, o carro vem com potência suficiente para enfrentar as ultrapassagens com segurança.
Embora o motor seja fabricado na planta de São Carlos, no interior de São Paulo, o veículo será produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina.
Segundo a fabricante, esse motor 1.4 TSI tem um baixo consumo de combustível, mas não especifica os dados. Consumo esse que é uma reclamação constante dos proprietários do Jeep Compass, conhecido por ser “beberrão”.
A VW afirma que o Taos chega ao Brasil como um SUV médio premium. Devido ao porte do veículo e categoria, o seu principal concorrente é o Jeep Compass. Comparando os veículos em alguns aspectos, o Taos vem com apenas a possibilidade de tração 4x2 enquanto no Jeep Compass, por mais alguns muitos vinténs, é possível colocar uma tração 4x4 com motor a diesel.
No porta-malas, a capacidade do Taos é de 498 litros. Acima dos 410 litros do concorrente direto. Além disso, o entre-eixos do SUV é de 2,68 m, enquanto o Compass tem 2,63 m. O que garante um pouco mais de espaço interno ao Taos.
Com relação à dirigibilidade, o novo Taos chega ao mercado com quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Ainda do lado de dentro da cabine, o SUV conta com duas telas de 10 polegadas no painel e ar condicionado dual-zone para quem vai na frente. Nos bancos de trás, os passageiros também têm um difusor de ar acoplado no console central do carro.
Segurança
Com a tecnologia avançando mais a cada dia, o Taos chega com frenagem automática, ACC - Controle Adaptativo de Cruzeiro, entre outras tecnologias que vão auxiliar quem está no volante.
O ACC possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro à frente e o sistema freia e acelera o carro de modo autônomo. No caso de engarrafamentos, caso o veículo da frente pare, o Taos também vai parar e retomará a velocidade quando o veículo à frente seguir.
O Taos possui também Detector de ponto cego que, caso os sensores detectem um veículo atrás, no ponto cego do retrovisor, o sistema emite luzes nos espelhos externos, alertando para que o motorista não troque de faixa naquele momento. O recurso pode evitar colisões aos motoristas mais desatentos.
Outro aspecto é o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), que também detecta os pedestres, a partir de um radar frontal. A tecnologia identifica o risco de acidente ou atropelamento e alerta o motorista. Caso não haja reação, o Taos freia automaticamente.