O pneu certo faz a diferença
Uma das partes mais importantes do carro é o pneu. Ele que está em constante contato com o asfalto e transmite para o motorista, suavidade ao conduzir o veículo. No entanto, algumas pessoas, seja para dar mais conforto, estabilidade ou beleza, alteram o conjunto das rodas de seus carros. Mas é preciso fazer isso com cautela, pois segundo a legislação, existem regras sobre o assunto.
Se o proprietário do automóvel quiser alterar os pneus, não poderá colocar um que ultrapasse a largura da carroceria do veículo, explica o agente de Trânsito e instrutor do Detran-PE Eduardo Alves. Outro ponto a se observar é o estado de conservação do pneu. “Muita gente acha que troca os pneus quando estão lisos. Mas precisa observar os sulcos dos pneus. Se estiver fora e for abordado, pode ser autuado por dirigir em mau estado de conservação”, conta Alves.
Nesse caso a infração é punida com 5 pontos na carteira e uma multa de R$ 195,23 Mas para que isso não aconteça é fundamental conhecer o pneu. O TWI é o índice que mostra o desgaste do pneu. Basta o motorista olhar a banda de rodagem. Lá ele verá uma espécie de lombada entre os sulcos de pneus. Se eles estiverem em contato com o solo, é hora de trocar.
Além de gerar multa, um pneu careca reduz significativamente a aderência do carro com o asfalto e provoca uma menor segurança ao conduzir o seu automóvel. Tipos de pneus Segundo o docente automotivo do Senai-PE, Anderson César Lira, existe, basicamente, dois tipos de pneus: os run flat e os radiais.
“O run flat tem uma cama especial e caso ele seja perfurado, não haverá deformação da roda e ainda é possível rodar uma distância de até 80 quilômetros numa velocidade máxima de 80 km/h”, detalha. Esse pneu pode custar a partir de R$ 900. Já o pneu radial é o considerado o tipo mais convencional, utilizado na maioria dos veículos.
Cuidados básicos e essenciais
Para Anderson César Lira, é importante manter os pneus sempre calibrados, nem acima, nem abaixo da pressão correta. “Manter o alinhamento e balanceamento também é necessário. A cada 10 mil quilômetros rodados é bom fazer uma checagem, ou ao cair em buracos e sentir que o carro perdeu o alinhamento”, conta.
Um dos sinais pode ser verificado com o carro que não consegue manter-se em linha reta sem que o condutor interfira. O carro fica “puxando” para algum dos lados. “É importante também o motorista sempre olhar a banda de rodagem e checar o desgaste”, conclui. De forma geral, os cuidados com pneus são indispensáveis. Fazer a manutenção e ter cuidados dará uma vida útil maior aos pneus e evitará trocas frequentes.
Além disso, é preciso ficar atento quanto a validade dos pneus. Geralmente estão descritos, também na lateral do pneu, da seguinte forma: “DOT 0521”. “05” quer dizer a semana de fabricação e “21” o ano de fabricação do pneu.