Logo Folha de Pernambuco

PE recebe 1.538 carros em maior operação de transbordo de veículos da história do Porto de Suape

O Navio, de bandeira panamenha, seguiu viagem para o Porto de Veracruz, no México

Porto de Suape recebe 1.538 carros - Divulgação/Porto de Suape

O Porto de Suape, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, recebeu 1.538 veículos do Navio California Highway, sendo esta a maior operação de transbordo de veículos da história do atracadouro. O recorde anterior era de 690 veículos nesse tipo de operação.

O Navio, de bandeira panamenha, seguiu viagem para o Porto de Veracruz, no México e posteriormente atraca em Cartagena, na Colômbia. Ao total, 2.080 veículos estavam dentro do Navio. 

As empresas K-Line e Nexus, que desde novembro do ano passado implantaram um novo hub de veículos no Porto de Suape, vêm desembarcando no Porto de Suape centenas de automóveis de passeio e utilitários para depois seguir para outros destinos internacionais.
 

Entre os modelos que desembarcaram no Porto de Suape, o Volkswagen Taos está entre os carros que chegaram ao Estado. Na foto ainda é possível ver a Ford Ranger que também desembarcou no atracadouro. 
 

Números
O movimentação de veículos em Suape foi um dos grandes destaques em 2021. Segundo dados compilados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o número de automóveis importados e exportados foi 20% maior em relação ao ano anterior. Esse percentual totaliza 47.841 unidades em 2021 contra 39.922, em 2020. Em 2022 (até junho), são 26.542 automóveis contra 24.111 do ano anterior, crescimento de 10%. 

Suape é a porta de saída para os veículos da Stellantis (antiga FCA), produzidos tanto na fábrica da Jeep em Goiana, quanto na planta do grupo em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México. O atracadouro também importa veículos de grandes marcas, como a Toyota.

Centro de distribuição
As operações da Volkswagen no Complexo Portuário irão movimentar cerca de 2 mil veículos da marca por ano e envolvem aproximadamente 30 pessoas entre estivadores, amarradores, motoristas, coordenadores e agentes de navio e de solo. Assim que desembarcam, os veículos são inspecionados e transferidos para um Centro de Distribuição localizado a 15 km do atracadouro.

Neste Centro de Distribuição estará localizada uma Filial da Volkswagen do Brasil, onde os veículos serão preparados para comercialização e distribuição aos mercados da região. Somente na região Nordeste, a companhia possui pontos de vendas em 55 cidades.

Veja também

Newsletter