Peugeot 2008: SUV apresenta novo design mais sofisticado e esportivo; confira versões e preços
Peugeot 2008 tem nova logo, três versões, motor 1.0 turbo 200 flex de 130 cv
O novo Peugeot 2008 foi apresentado pela marca francesa no começo desta semana. O SUV promete conforto, segurança e, principalmente, bastante esportividade.
O blog FMotors foi até Barra de Santo Antônio, em Alagoas, a convite da marca, para conferir o lançamento das três novas versões do modelo: Active, Allure e GT.
Todas têm motorização 1.0 turbo 200 flex desenvolvido pela Stellantis, que também é utilizado, por exemplo, nos carros da Fiat.
Leia Também
• BYD Dolphin Mini de 5 lugares chega ao mercado brasileiro; conheça
• Carro elétrico: como recarregar em condomínio?
• Jeep Renegade 2025: com produção em Pernambuco, modelo tem 4 novas versões; confira preços
O veículo tem potência máxima de 130 cv, com máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol (125 cv com gasolina) e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.
O câmbio é CVT de sete velocidades.
O Peugeot 2008 vem com três modos de condução: manual, normal e sport.
Já a velocidade máxima é de 192 km/h com 0 a 100 em 10,3 segundos com etanol e 10,4, à gasolina.
O comprimento total é de 4,39 m, entre-eixos de 2,60 m, 1,99 m de largura e 1,54 m de altura.
Produzido na fábrica de Palomar, na Argentina, o Peugeot 2008 ganha novo design mais esportivo e sofisticado, aliado a um perfil tecnológico com mais segurança.
Design e conforto
Apesar do visual repaginado, o novo Peugeot 2008 fortalece a principal identidade visual do modelo: as três garras felinas verticais no para-choque dianteiro do carro, que também acomoda as luzes DRL em full LED.
Destaque também para o novo logotipo da marca presente na grade dianteira, que agora vem com pumpilles na mesma cor do carro, entregando ainda mais o efeito felino característico da marca francesa.
Na traseira, as lanternas em LED também fazem alusão às emblemáticas três garras do leão de maneira mais sofisticada, interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampado o lettering Peugeot.
As rodas são em 17 polegadas diamantadas, com um visual mais ousado e esportivo.
As maçanetas externas acompanham a cor do veículo em todas as versões, enquanto as capas dos retrovisores são em preto brilhante, mesmo tratamento aplicado às barras de teto, também disponíveis para toda a gama.
Para as versões GT, é adicionado o teto bitom na cor preta, a badge GT e um adesivo esportivo aplicado na coluna C.
A nomenclatura 2008 está estampada na porção traseira do veículo, em nova grafia.
O porta-malas vem com generosos 419 litros de volume. Já a capacidade do tanque de combustível é de 47 litros.
Dentro da cabine, o interior é escurecido, entregando sofisticação e esportividade, aliado aos detalhes cromados em alguns pontos, como maçanetas internas, frisos dos difusores de ar e painel.
Inclusive o painel do novo Peugeot 2008 recebe revestimento Carbon em todas as versões, enquanto o acabamento e o estilo dos bancos variam de acordo com a configuração, podendo mesclar tecido e couro, revestimentos 100% em couro, ou alcântara.
Além disso, série de teclas de alternância, que permite acesso direto às principais funções do veículo, trazendo ainda mais esportividade ao carro.
Exclusivos da versão GT, o carro conta com pedais esportivos e soleira Peugeot em alumínio, tapetes com bordado GT e costura verde em detalhes internos e painéis de porta.
Tecnologia
A montadora continua apostando no conceito do Peugeot i-Cockpit, com volante sport drive, que é compacto, de dimensões reduzidas e base achatada, para melhor manobra e dirigibilidade esportivas.
O volante possui ainda regulagem de altura e profundidade e também traz revestimento em couro, apresentando o novo logotipo da marca ao centro.
Por lá, é possível comandar o sistema multimídia (fontes de áudio e telefone), além dos controles de volume e voz.
Nas versões GT, a direção recebe costura exclusiva na cor verde, além do novo emblema GT em sua base.
O conceito ainda conta com novo painel de instrumentos digital de alta definição, com 10 polegadas, e um pouco mais elevado, que evita desviar significativamente a visão da estrada, e tela touch de fácil alcance e na linha de visão do motorista.Painel de instrumentos digital holográfico em 3D de alta definição com 10 polegadas. Foto:Peugeot/Stellantis/Pedro Bicudo
Na tela, é possível organizar a disposição das informações de acordo com as preferências do condutor.
As versões Active e Allure contam com painel digital 2D, novidade na gama Peugeot.
Para as versões GT, o sistema adiciona painel digital 3D e tecnologia holográfica, representando a mais atual geração do Peugeot i-Cockpit.
O painel multimídia tem sistema de entretenimento Peugeot i-Connect®, que dispõe de uma tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição com experiência de uso intuitiva.
O sistema multimídia possui, ainda, seis alto-falantes (quatro alto-falantes + dois Tweeters) e quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A.
Vale dizer que, entre as novidades para o Novo Peugeot 2008, está o espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite conexão com os recursos do smartphone sem o uso do cabo.
Confira os itens de tecnologia e confoto do Peugeot 2008:
Ar condicionado automático digital;
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular);
Sensor de chuva;
Freio de estacionamento eletrônico;
Banco do motorista com regulagem de altura;
Retrovisores externos com comandos elétricos(+ rebatimento eletrônico a partir da versão Allure);
Luzes indicadoras de direção nos retrovisores
Câmera e sensor de estacionamento traseiro (versão Active);
Visio Park 360° (versões Allure e GT): sistema de assistência que integra câmeras dianteira e traseira. Com imagens captadas em alta definição e transmitidas diretamente na tela da central multimídia, o sistema proporciona uma visão geral do entorno do veículo, oferecendo uma ajuda muito precisa para as manobras e estacionamento do veículo;
Carregamento de smartphone por indução (versões Allure e GT);
As versões GT contam com teto solar panorâmico.
Segurança
Entre os itens disponíveis para toda a gama 2008, estão, por exemplo, freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, piloto automático e limitador de velocidade, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico.
Para completar, os veículos possuem quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais, e seis aribags no caso das versões GT, adicionando dois de cortina.
A versão topo de linha GT ganha o Peugeot Driver Assist, que inclui alerta de ponto cego (disponível para as versões Allure e GT), alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa.
Cores
O novo Peugeot 2008 está disponível em cinco cores para a carroceria: Preto Perla Nera (metálica), Branco Nacré (perolizada), Azul Quasar (metálica), Cinza Artense (metálica) e Cinza Selenium (metálica) – essa última, exclusiva para a versão GT.
Confira preços e detalhes de cada versão do Peugeot 2008:
Active - R$ 119.990
Faróis LED
DRL em LED em formato de "Garra de Leão"
Rodas de liga leve 17” diamantadas
Nova central PEUGEOT i-Connect 10,3”
i-Cockpit® 2D digital
Allure - R$ 129.990
Todos os itens da versão Active +:
Carregador de smartphone por indução
Bancos em couro
Retrovisores externos com rebatimento eletrônico
Chave presencial (abertura e fechamento de portas)
Sensor de estacionamento dianteiro
Câmera 360° (Visiopark 360°)
Alerta de Ponto Cego
GT - R$ 1449.900
Todos os itens da versão Allure +:
Conjunto óptico Full LED em formato de “Garra de Leão”
Teto biton
Teto solar panorâmico
i-Cockpit® 3D
Identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos
Grade bodycolor
Pedais esportivos em alumínio
Paddle Shift para troca de marchas no volante
Bancos exclusivos em couro com costura verde GT
Peugeot Driver Assist + 6 airbags
E-2008 elétrico
A versão elétrica do 2008 já foi apresentada ao mercado brasileiro, mas pouco se falou dela durante o lançamento, onde o foco foram as três novas versões do veículo à combustão.
Porém, o E-2008 tem novos estilo e powertrain elétrico, que garante ainda mais eficiência e exclusividade àqueles que buscam uma opção de mobilidade 100% elétrica, de boa dirigibilidade e silenciosa.
Entre todas as importantes mudanças incorporadas ao novo Peugeot 2008 à versão eletrificada, soma-se a adoção de um novo e ainda mais eficiente sistema de propulsão elétrica, com ganhos significativos em vários aspectos.
A versão eletrificada tem potência de 158 cv com torque de 260 Nm.
A capacidade da bateria é de 54 kWh, fazendo com que o modelo possua autonomia de 261 km PBEV, de acordo com o Inmetro.
Com carregador monofásico de 11 kW, a recarga ficou mais rápida. Em 30 minutos, 80% da bateria pode ser carregada.
O modelo conta com o câmbio e-Toggle, de ergonomia única, que permite a mudança de condução de forma ágil e intuitiva com apenas um toque.
Totalmente alinhado ao estilo sofisticado e esportivo do novo Peugeot E-2008, o seletor oferece três modos de condução: Eco, Normal e Sport.
O Novo Peugeot E-2008 está disponível nas cores Cinza Selenium (metálica), Cinza Artense (metálica), Vermelho Elixir (metálica), Azul Vertigo (metálica) e Branco Okenite (perolizada), sendo as três últimas exclusivas do modelo.