Logo Folha de Pernambuco

Peugeot 208: testamos a versão GT do hatchback, que ganhou atualização

Versão GT do Peugeot 208 conta com motor Turbo 200 e 130 cv de potência com foco na esportividade

Volta da versão GT ao Peugeot 208 traz mais esportividade, performance e estilo ao modelo - Stellantis/Divulgação

"Fun to drive". Esse é o conceito que permeia a experiência divertida e dinâmica de dirigir o novo Peugeot 208, que ganhou nova atualização em quatro versões. O hatchback esportivo consegue unir design, tecnologia e, o principal para os amantes do modelo, bastante esportividade.

O novo 208 conta com dois motores. As versões Active e Style vêm equipadas com motor 1.0, combinado a uma transmissão manual de cinco velocidades que entrega 75 cv de potência. Já a Allure e a GT chegam com o multipremiado motor turboalimentado com 130 cv e 200 Nm de torque e câmbio CVT de sete velocidades, chegando à velocidade máxima de até 206 km/h.

Fizemos o test-drive da topo de linha GT, que volta ao mercado brasileiro por R$ 114.990, trazendo mais performance e potência ao carro, que tem respostas rápidas, tanto nas trocas automáticas das marchas, quanto na hora da ultrapassagem e retomadas.

Novo Peugeot 208 teve o retorno da versão
 Topo de linha GT, que volta ao mercado brasileiro por R$ 114.990 | Foto: Stellantis/Divulgação
A versão faz, inclusive, um dos 0 a 100 com menor tempo dentro entre os concorrentes, com 9,4 segundos, o que antes, no 1.6, era de 12,2 segundos. E isso se reflete no consumo, já que a melhoria, apesar de manter os 15,8 km/l na estrada, na cidade ele agora faz 11,4 km/l contra 12,4 km/l da versão anterior. 
Cabine do Peugeot 208 versão GT. Cabine do Peugeot 208 versão GT |Foto: Stellantis/Divulgação

No quesito conforto, apesar de ser um hatch, ou seja, um carro menor e mais baixo, o modelo traz certo conforto, tanto pelos bancos, que têm ajuste de altura e ganham forração premium e design que abraça o condutor, fazendo com que ele se sinta mais seguro, quanto pelo i-Cockpit. Esse conceito da Peugeot alia conforto e ergonomia com quatro componentes principais: volante compacto, com ajuste de altura, que otimiza a capacidade de manobra; painel de instrumentos em 3D com design holográfico mais elevado e projetado para aumentar o conforto e a segurança do motorista, minimizando distrações e mantendo o foco na estrada; tela sensível ao toque de 10 polegadas com integração CarPlay, Android Auto e Bluetooth sem fio, posicionada ao alcance dos dedos e na linha de visão do motorista; e conjunto de teclas de atalho que oferece acesso direto às principais funções do veículo.

i-Cockpit da Peugeot. i-Cockpit da Peugeot | Foto: Stellantis/Divulgação

Por falar em teclas, bancos e volante, esses itens, junto com os pedais, fazem os amantes de carros esportivos terem um carinho especial pelo modelo, já que o design deles faz alusão a um carro de corrida, assim como o painel, que vem em carbon com visual quadriculado.

Peugeot 208 conta com teclas multifuncionais inspiradas nos carros de corrida, além de carregamento por indução.Peugeot 208 conta com teclas multifuncionais inspiradas nos carros de corrida, além de carregamento por indução | Foto: Stellantis/Divulgação

Ainda sobre design, o novo Peugeot 208 trouxe grandes mudanças, principalmente na parte externa do veículo, onde ganhou nova frente, com faróis e lanternas traseiras em LED, mantendo as icônicas três garras do leão no para-choque dianteiro, grade dianteira com detalhes pintados na cor do veículo, além da nova logo da Peugeot (que também ganha destaque no centro do volante).

O Novo 208 está disponível nas cores Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera, Cinza Artense e Cinza Selenium.

Na versão GT, o carro conta com teto solar, rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas com arcos em preto brilhante. Na lateral, um badge com emblema "GT". Já na traseira, lanternas em LED também fazem alusão às emblemáticas três garras do leão de maneira mais sofisticada, interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampado o lettering "Peugeot". 

Versão GT traz sofisticação com teto solar para o novo Peugeot 208.Versão GT traz sofisticação com teto solar para o novo Peugeot 208 | Foto: Stellantis/Divulgação

Como todo hatch, o porta-malas é básico, com capacidade de 311 litros.

Básico também é o pacote de segurança. Ele vem com seis airbargs, acionamento automático das luzes e para-brisas, reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e “VisioPark 180°”.

A versão GT ainda conta com carregador indutivo de 15 W para smartphones e ar-condicionado digital.

Versão GT do Peugeot 208 tem ar-condicionado digitalVersão GT do Peugeot 208 tem ar-condicionado digital | Foto: Stellantis/Divulgação

Vale a pena?

Novo Peugeot 208Traseira do novo Peugeot 208 | Foto: Stellantis/Divulgação

Apesar do pacote básico de segurança e o modelo ainda não contar com freio de mão e ajuste dos bancos dianteiros elétricos, que cairia muito bem ao modelo na versão topo de linha GT, pelo valor (R$ 114.990), o Peugeot 208 dá conta do recado, sendo confortável, de consumo satisfatório e divertido de dirigir esse hatch com pegada esportiva mais potente e com boas retomadas, evoluções e desempenho, que, com certeza, faz diferença na hora de enfrentar o trânsito.

Para saber mais sobre outras versões do Peugeot 208, clique aqui.

 

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter