Logo Folha de Pernambuco

Por R$ 142.990, Renault Kwid E-Tech assume posto de elétrico mais barato do Brasil

A autonomia é de até 298 quilômetros em um ciclo 100% urbano

Kwid E-Tech - Divulgação/Renault

O Renault Kwid E-Tech é agora o carro elétrico mais barato do Brasil. O hatch foi lançado, oficialmente, nesta quinta-feira (14), e parte de R$ 142.990. O Kwid E-Tech tem uma bateria de 27 kWh que dá uma autonomia de até 298 quilômetros em um ciclo 100% urbano. A motorização é 100% elétrica de 48 kW, equivalente a 65 cv de potência e gera 11,5 kgfm de torque, entre 0 e 4.000 rpm. 

Já o carregamento do veículo pode ser feito tanto em tomada residencial, como por carregamento rápido. Em uma tomada comum de 3 pinos, de 220V, são necessárias 9 horas para uma autonomia de 190 quilômetros. Já para o carregamento rápido dá a mesma autonomia, mas em 40 minutos. O Kwid E-Tech chega com três opções de cores: branco, prata e verde noronha, mas que só deve chegar em alguns meses. O novo Kwid 100% elétrico, no entanto, só leva quatro ocupantes no veículo. Segundo a Renault, isso tem haver com o peso adicional das baterias. 

O Kwid chega nesta versão 100% elétrica com quatro parafusos nas rodas, algo muito criticado por alguns consumidores na versão a combustão, que vinha com três furos. Segundo a Renault a mudança para os quatro furos é em razão do Kwid ter um maior torque e potência, que são transferidas às rodas. Ainda sobre as rodas, os pneus são 175/70 R 14. Nas rodas dianteiras os freios são discos ventilados e na traseira é tambor. 

O peso do hatch é de 977 kg. Ele acelera de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos limitado a uma máxima de 130 km/h. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,6 segundos. O elétrico hatch chega com câmbio automático, com uma marcha à frente e uma marcha à ré. 

Interior do novo Kwid E-Techo | Foto: Divulgação/Renault

Do lado de fora, algumas mudanças no visual, como a grade frontal. Porém, o visual do modelo elétrico é muito semelhante à versão flex. Afinal, os carros compartilham de grande parte das peças. 

Segundo cálculos da Renault, o custo por quilômetro rodado no Kwid 100% elétrico é oito vezes menor que o Kwid com motor a combustão. O custo do quilômetro rodado do Kwid E-Tech é de R$ 0,06, enquanto que o mesmo quilômetro rodado custa R$ 0,48 em um veículo térmico equivalente. O hatch tem 3 anos de garantia, já as baterias têm oito anos de garantia pela montadora. 

O preço do Kwid E-Tech segue durante o período de pré-venda, com sinal de R$ 999, que inicia nesta quinta (14) e segue até o mês de julho. As entregas devem começar em agosto. Até o lançamento do Kwid E-Tech, o posto de carro 100% elétrico era do JAC E-JS1, que custa R$164.900. 

O carro foi desenvolvido no Brasil e segundo a Renault, tem uma configuração específica para o país. Nesta última terça, a Renault lançou a picape Oroch 2023, completando dois lançamentos em uma única semana. 

Confira tempo de carregamento das baterias: 

Recarga rápida DC 30 kW (15-80%) - 40 min
Wallbox AC 7,4 kW (15-80%) - 2h54
Carregador portátil 220V 10A (15-80%) - 8h57

Veja também

USINA SÃO JOSÉ S.A - balanço

USINA SÃO JOSÉ S.A - balanço

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Newsletter