Porsche anuncia recorde em vendas e projeta mais 80% dos novos veículos elétrico até 2030
Empresa seguiu sendo referência entre os principais fabricantes do mundo
Leia Também
• Kia conquista 1º lugar no Estudo de Confiabilidade de Veículos J.D. Power 2022 nos Estados Unidos
• Novo Citroën C3 começa a ser fabricado no Brasil
• Veículos com placas terminadas em 5 e 6 têm até esta sexta (18) para quitar 2ª parcela do IPVA
Utilizando o último ano como referência, a Porsche manteve sua posição como uma das principais fabricantes do mundo. Com ênfase no estilo esportivo, a empresa atingiu um novo recorde histórico em receita de vendas e lucro operacional. Em 2021, foram mais de 33 bilhões de euros, 4,4 bilhões a mais ante do ano anterior, o que representou um crescimento de 15% nos últimos doze meses. O lucro operacional foi de 5.3 bilhões de euros, superando o valor do ano anterior em 27%, ou 1.1 bilhão. Dessa forma, a Porsche gerou um retorno operacional sobre as vendas de 16%.
"Nosso resultado comercial positivo é baseado em decisões corajosas, inovadoras e voltadas para o futuro", disse Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche AG. "Nossa indústria está passando pelo que é provavelmente a maior transformação de sua história", afirmou Blume. "Definimos um curso estratégico desde o início e somos robustos na frente operacional. Esse sucesso se deve ao trabalho em equipe." Lutz Meschke, vice-presidente do conselho executivo e membro do conselho executivo de finanças e TI, vê a base para os fortes números na estrutura de custos saudável da Porsche AG, além da atraente gama de produtos: "Os números de nosso negócio refletem as excelentes receitas de nossa empresa. Eles demonstram nosso crescimento na criação de valor e a robustez de nosso modelo de negócios bem-sucedido – mesmo sob condições difíceis, como a escassez de semicondutores."
Em 2021, a Porsche entregou 301.915 veículos a clientes em todo o mundo. Isso significa que a marca de 300.000 foi ultrapassada pela primeira vez na história da empresa. Entre os modelos mais vendidos estão o Macan (88.362) e o Cayenne (83.071). No caso do b, os números apontaram o dobro ante o ano anterior. Um dos projetos da marca é em torno da eletrificação. De acordo com a empresa, no ano passado, quase 40% de todos os novos veículos Porsche entregues na Europa eram pelo menos parcialmente elétricos, ou seja, modelos híbridos plug-in ou totalmente elétricos. Além disso, a Porsche anunciou sua intenção de atingir sua neutralidade em carbono até 2030.
"Em 2025, espera-se que metade de todas as novas vendas da Porsche sejam de veículos elétricos – ou seja, totalmente elétricos ou híbridos plug-in", anunciou Oliver Blume. “Em 2030, a participação de todos os veículos novos com propulsão totalmente elétrica deve ser superior a 80%".