Logo Folha de Pernambuco

Prontos para o Brasil: Aceleramos os novos Volkswagen ID.3 e ID.4, elétricos que prometem muito

Modelo deve chega para concorrer com o Volvo XC40

Modelos da família ID - Divulgação/Volkswagen

Promessa cumprida. Pablo Di Si, CEO da Volkswagen América do Sul, falou que daria início ao novo universo elétrico da marca com a família ID no Brasil. Dirigir o ID. 3 e ID.4 foi encontrar, de fato, a nova montadora conectada com o presente eletrificado.

Quando? E quanto? Por enquanto só dentro da cabeça do executivo que destrava a estratégia de lançamento para o próximo ano ou começo de 2023. Os preços de hoje devem mirar seus concorrentes Volvo XC40, Chevrolet Bolt e Nissan Leaf, por exemplo. Sendo preciso, Pablo joga o primeiro tempo com os concessionários que estiveram na quarta-feira, com o chefão da montadora para acertar detalhes: leia-se da parte da estrutura para atender aos clientes, das tomadas, carregadores, vida no pós-venda. Porque o que já acontece hoje ele quer evitar.

Não adianta comprar um carro elétrico se você não acertou como vai carregá-lo sem ter que levá-lo a shoppings, postos ou home center nos fins de semana. E deixar lá até “encher o tanque” e não gerar empatia, largar a turma dos híbridos que fica esperando por mais tempo até você carregar o seu 100% elétrico.

Outro lance da VW será garantir roteiros, destinos que permitam o uso com tranquilidade do range dos veículos, 426 quilômetros para o ID3 e 522 Km para o ID4. Ambos são montados sobre a exclusiva plataforma MEB do grupo VW.

De volta no tempo, o ID. 3 foi apresentado pela primeira vez em 2019, durante o Salão Internacional de Frankfurt e eu estava lá. Já o ID. 4 teve sua estreia em 2020. Por aqui, estão sendo exibidos inicialmente em duas versões: a First Edition Plus e a First Edition Max.


Desempenho e design

Ambos possuem motor elétrico com 204 cavalos de potência e 310 Nm de torque. A bateria que alimenta o sistema possui 58 kWh e 77 KWh respectivamente. Associada a uma transmissão automática com alavanca posicionada ao lado do volante, no painel.

Mas dados do carregamento apontam para oito horas no seu box de casa e considerando uma recarga rápida, a promessa é de recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 50 minutos, dentro do esquema de recarga DC (100 kW).

Do lado de fora, o frontal que destaca os faróis Iq light, como no Taos, com um filete de LED unindo as duas peças na grade que tem o logo branco. A silhueta do ID. 3 me pareceu mais agradável. As lanternas também são “bem futuristas” e na rodagem, aro 20 no 3 e 21 no 4. Vamos resumir assim.

Cabine que impressiona

 



Por dentro, luxo, espaço, conforto, simplicidade e a entrega dos sonhos para um VW. Você não vai reclamar do plástico. Anote aí. O carro é sensitivo e tem tecnologia de ponta, versatilidade nas telas do cluster, atrás de volante e na central. Além do novo retrato para a entrega de dados do head up display. Outra coisa, dá uma olhada no desenho da chave presencial. Outro acerto.

 

 

No drive, inteligência, recupere energia e torne a direção mais divertida no modo B, o carro te protege com sensores e controle para seus passos equivocados. O ACC é uma espécie de lord das ruas e o torque de 31 quilos resolve a pedida com leve toque de emoção.

Palavra que sobra e não compete com o silêncio a bordo quebrado pela chuva que caía na imensidão do teto panorâmico. Tanto do ID.3 quanto do ID.4, esse último deve concorrer com o Volvo XC40. Nessa ordem direta e tomara que custe bem menos.

Veja também

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Newsletter